Um dos países mais tradicionais do vinho, a França, tem recebido bem a novidade dos vinhos em lata. Apesar de existir ainda algum preconceito com o novo formato, existe um grande interesse, tornando-se uma tendência principalmente entre os jovens franceses.
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Entre os dias 14 e 16 de fevereiro aconteceu em Paris a Vinexpo, que reuniu profissionais do vinho do mundo inteiro e muitas novidades do setor, inclusive os vinhos em lata. A previsão é que cheguem em maior número às prateleiras nos mercados franceses já na primavera.
Uma pesquisa realizada pela OpinionWay e publicada no começo da feira, revelou que 72% dos franceses estão dispostos a provar vinhos em lata. Esse número sobre para 85% na faixa etária entre os 18 e 24 anos. Para os jovens, o produto é fácil de transportar, em menor volume e ideal para festivais.
Apesar desses dados, muitas pessoas discordam com a novidade, principalmente quando trata-se de vinhos finos em latas. A produtora Capucine Luzard, do Domaine Luzard à Santenay acredita que o problema do vinho em lata é a “imagem” que ele deixa para o consumidor. E no caso da família Luzard nem é uma questão de tradição, pois alguns dos vinhos da família são embalados em tubos de ensaio de vidro e vendidos para hotéis e companhias aéreas. “Para o consumidor pode parecer uma vantagem essa embalagem, mas o vinho que está na embalagem de vidro segue evoluindo e o mesmo não acontece na lata. Além disso é prejudicial à imagem e ao valor agregado do produto e não apenas da Borgonha, de todas as regiões”, afirma a viticultora.
No escritório interprofissional dos Vinhos da Borgonha, nenhum dos 1170 produtores associados pretende enlatar seus vinhos, mas reconhecem que o vinho em lata está ganhando visibilidade.
Dentro dessa polêmica, um dos enlatados da feira foi exatamente um Beaujolais, de 250 ml de uma vinícola de Fleurie dans la Rhône.
Anne-Victoire Monrozier, conhecida nas redes sociais como Miss Vicky Wine, é a dona da ideia do “O Joie”: “Estamos especialmente no mercado inglês e asiático, mas eu acredito que existe sim mercado para vinho em lata na França. É um vinho fácil, que estará nos pequenos mercados, na venda online, nos hotéis e criará novos momentos para se consumir vinho, que pode ser facilmente transportado para onde quer que você vá sem pesar na bagagem. São 10 gramas de alumínio e o restante é vinho”, argumenta Anne-Victoire.
Nós da Blog de Vinhos estamos atentos à novidade. É verdade que o vinho não cresce dentro da lata como cresce em uma garrafa, mas o consumo de uma forma de beber vinho, não anula a outra. É muito bem possível beber vinho em lata de maneira prática em uma festa, mas adquirir uma garrafa para um jantar harmonizado. O vinho em lata veio para fazer com que a bebida alcance os mais jovens e também para que possa ser servido sem muita cerimônia. Em fim, dessa forma o vinho pode ser saboreado em experiências diferentes.
E você, o que acha dessa novidade?