O vinho gaúcho AR Collezione Gewürztraminer safra 2011, da RAR, empresa idealizada por Raul Anselmo Randon, foi classificado como um dos 100 melhores vinhos de 2018 pela conceituada Revista Adega.
Leia também: Vinhos da RAR recebem medalha de ouro em premiação
O rótulo ficou em destaque ao atingir 91 pontos na avaliação realizada pelos editores da revista. O vinho branco produzido pela RAR foi descrito como “exuberante no nariz e no paladar”.
O diretor-superintendente da RAR, Sérgio Martins Barbosa, comemora o reconhecimento de uma das mais conceituadas revistas especializadas em vinho do país. “Este reconhecimento nos deixa muito satisfeitos, pois ajuda a consolidar ainda mais a RAR como empresa que produz vinho brasileiro e gaúcho de ótima qualidade. Percebemos que nosso nome está em evidência quanto o assunto é vinho”, afirma. O Top 100 da revista Adega é publicado anualmente, na edição de dezembro da publicação.
O sommelier da RAR, Christian Albert Basso, destaca que o RAR Gewürztraminer safra 2011 apresenta cor ouro branco vivo e brilhante, rico em aromas que remetem a melão, pêssego, pera, limão siciliano e mel. De estrutura média e leve cremosidade, o vinho cultivado a mil metros de altitude nos Campos de Cima da Serra, cativa pelos seus taninos doces e agradáveis que o tornam um belo aliado, principalmente, para a culinária asiática entre outras. “Já o Gewürztraminer 2015 é mais jovem, com mais frescor, com aromas mais nítidos e perceptíveis além de ter um sabor final com a sensação de doçura menos acentuada”, explica Basso.
Sobre o vinho:
Maturação: O vinho permaneceu em tanques de aço inox pelo período mínimo de 12 meses.
Temperatura ideal de consumo: 10ºC a 12ºC
Teor alcoólico: 13% vol.
Harmonização: Patês de fígado, frutas frescas ou salada de frutas, cartola de banana, bolo de rolo, mousse de doce de leite, isto é, sobremesas doces em geral e queijos azuis, do tipo Gorgonzola e Roquefort, e queijo Serra da Estrela.
Sobre a RAR:
A RAR, de Raul Anselmo Randon, teve origem na fruticultura, com o cultivo da maçã na década de 1970. Hoje, é a terceira maior produtora e comercializadora da fruta no Brasil. Nos anos 1990, montou a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália lançando a marca Gran Formaggio. A RAR tem, em seu portfólio, linha de importados com queijos e acetos italianos, presuntos e salames italianos e espanhóis, e azeites de oliva chilenos. A linha de derivados é composta por creme de leite fresco, manteiga e queijo parmesão. A empresa, com sede em Vacaria (RS), ainda conta com linha de 12 rótulos entre vinhos e espumantes.