Nessas variações de temperatura que estão acontecendo neste Verão, é importante ter um cuidado especial com o vinho que você tem em casa.
Leia também: Como conservar o vinho depois de aberto?
Todos nós sabemos que o calor excessivo pode danificar o sabor de um vinho, mas com a oscilação frequente de temperatura, isso também pode acontecer.
Quando o vinho sofre a exposição à muito calor, ele reduz a estimativa de guarda, reduzindo anos até poucos meses. Isso ocorre porque os processos químicos e físicos que mantêm o equilíbrio da bebida aceleram sob temperaturas mais elevadas, envelhecendo de forma prematura.
Quando há oscilações bruscas de temperatura é ainda pior, pois acontecem reações rápidas e opostas. Enquanto em momentos de calor o vinho se expande e evapora, nos momentos mais frios ele se contrai e produz cristalizações. Além disso, essa expansão e contração constante força sutilmente a rolha, o que pode causar microinfiltrações, oxidação e contaminação.
O ideal é adquirir uma adega especial para seus vinhos, ou então manter o seu vinho em um lugar com temperaturas constantes mais próximas dos valores de 18 e 20ºC. Porém, o ideal mesmo, para que o vinho envelheça de forma lenta e expresse todo seu potencial, é armazená-lo em uma temperatura constante entre 12 e 15ºC.
Fique atento ao clima meteorológico da sua cidade e ao estado do seu vinho! Você não quer planejar um momento de abri-lo e ter uma surpresa desagradável.
Referência: Art Des Caves