Que tipo de consumidor de vinho você é? Estudo realizado pela Wine Intelligence mostra quatro personas que impulsionam o mercado brasileiro nos últimos anos. Juntos, esses perfis de consumidores regulares que bebem vinho pelo menos uma vez por mês, são responsáveis por uma alta demanda nacional do fermentado.
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O número de bebedores de vinhos saltou de 39 milhões para 51 milhões de pessoas de 2020 para 2021. Isso transformou o Brasil no 14º mercado de vinho mais atraente do mundo, segundo a consultoria. “A expansão da base de bebedores de vinho no Brasil tem sido auxiliada pela melhor distribuição, principalmente via e-commerce, e pelo crescimento de vinhos de maior qualidade nos supermercados”, afirma o gerente da Wine Intelligence para a América Latina, Rodrigo Lanari.
Os dois perfis que mais contribuem para essa expansão são os chamados entusiastas e exploradores. Esses consumidores formam uma fatia de 29% dos bebedores regulares brasileiros, mas ao mesmo tempo representam 62% do valor gasto com vinhos no país, pois costumam pagar mais caro.
Na base da pirâmide, outros dois perfis em maior número no mercado são os casuais, mais orientados pelas marcas, e os ostentadores, normalmente guiados pelo status que a bebida traz. Esses grupos representam 37% dos consumidores e bebem vinho com menos frequência.
Confira abaixo a classificação das personas pela Wine Intelligence. Qual dos perfis é o seu?