Novo levantamento de dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), realizados no último mês, mostrou que os portugueses são os que mais consomem vinho no mundo.
Leia também: Tanque de suco de uva transborda em vinícola e impressiona
Foram registradas 69,2 garrafas per capta por ano, equivalente a 1,33 garrafa por semana para cada português.
O consumo de vinho no Brasil cresceu, mas está longe de alcançar o primeiro lugar do ranking. Ele ainda é pequeno, atingindo a marca de 3,4 garrafas por ano por pessoa, penúltimo entre os 22 países pesquisados.
Lembrando que os dados da OIV levam em conta as garrafas vendidas nos países e as populações locais. Não levam em conta o turismo que, segundo especialistas, pode gerar algumas distorções.
Quando o tópico é consumo total de vinho, os Estados Unidos tem destaque. São 4,4 bilhões de garrafas consumidas no país, mais de um bilhão de garrafas a mais do que a França, a segunda colocada no ranking. Aqui, Portugal, líder no ranking per capta, cai para décimo primeiro e o Brasil sobe um pouco: é o décimo terceiro com 573 milhões de garrafas consumidas.
A pesquisa organizada pela OIV e copilada pelo jornal britânico Money.co traz ainda um número interessante sobre o consumo. Comparações entre os anos de 2000 e 2020 mostram quedas de consumo em 13 dos 22 países pesquisados.
Segundo os especialistas, este fato mostra que há uma maior busca por qualidade nos últimos anos e menores quantidades, o que explica a queda nos países com mais tradição como Itália, França e Espanha.