É época de pinhão! O pinhão costuma ser consumido em período de festas juninas, mas no Sul a sua presença é muito mais marcante durante o inverno, aparecendo nas casas dos brasileiros até mesmo em pratos como o entrevero, risotos, saladas e farofas.
Leia também: Vinho e fondue: como fazer essa harmonização?
Para quem não sabe, o pinhão é a semente da árvore Araucária e a parte comestível da pinha. É nativo da região Sul e de algumas áreas do Sudeste do Brasil. Ele é encontrado mais facilmente entre os meses de março e agosto.
Antigamente, o pinhão era muito consumido pelos indígenas e ainda hoje está bastante presente em diversas festas típicas do país, como a festa junina.
Além disso, tem propriedades nutricionais desejáveis. É fonte de fibras e tem uma série de vitaminas em sua composição (do complexo B e C).
Para fazer essa harmonização dar certo, o ideal é buscar um vinho que tenha a mesma origem que o pinhão: os vinhos gaúchos. Aposte principalmente em tintos Merlot da região, ou então da uva Marselan que seja produzido lá.

Sendo mais específico, talvez o rótulo vinho Casa Perini Vitis Marselan funcione, ou então o Miolo Reserva Merlot.

De qualquer forma, recomendamos fugir da Cabernet Sauvignon. Essa é uma das castas prediletas dos enófilos, mas pode não funcionar com o sabor do pinhão. Além disso, é importante manter a escolha nos tintos, pois são eles que complementarão o sabor da semente.
Como fazer pinhão cozido?
Para fazer pinhão cozido, é muito simples. Você só vai precisar de uma panela de pressão, a quantidade desejada de pinhão e sal à gosto. O truque do sabor está desde no momento da escolha do pinhão até o modo de preparo.
Selecione os pinhões que têm a casca mais brilhante, com vários tons de marrom e sem furos. Esses garantem melhores propriedades nutricionais. Sendo assim, como prepará-los:
Modo de preparo
Primeiro, lave bem os pinhões em água corrente. Coloque todas as sementes em uma panela de pressão e cubra-os com água. Respeite o limite da sua panela.
Leve ao fogo e, quando pegar a pressão, conte 30 minutos. Quando o tempo passar, desligue o fogo e libere a pressão da panela. Acrescente o sal e deixe ferver por mais 5 minutos. Espere esfriar e depois retire a água.
Para saber se estão bem cozidos, observe a sua casca. Ela costuma rachar e ficar macia quando o pinhão está no ponto certo.
Para mais dicas de harmonização, confira os nossos outros posts!