Agora que eventos de vinho voltaram a acontecer presencialmente, podemos desfrutar de um ambiente que traz expositores, muitos rótulos para serem degustados, conhecer pessoas, vinícolas e muito mais. No entanto, para visitar uma feira de vinhos é ideal ter alguns cuidados. As feiras possuem uma certa ética que normalmente é obedecida, pois certos comportamentos podem atrapalhar a experiência de quem está lá. Portanto, veja o que você deve evitar fazer em um evento de vinhos.
Leia também: Manual de etiqueta de vinho para degustação
1 – Evite usar perfume
Perfumes fortes atrapalham quem quer avaliar um vinho. Pode acabar atrapalhando a sua própria experiência ou de terceiros. E a feira de vinhos tem exatamente esse objetivo: oferecer uma oportunidade para as pessoas avaliarem o maior número possível de rótulos.
2 – Não tenha pressa
Apesar da vontade de avaliar todos vinhos disponíveis na feira, tente não ter pressa. Dependendo do evento, podem ser mais de 500 garrafas disponíveis para serem degustadas e não há tempo para tudo isso. Tenha calma, converse com o expositor, ouça algumas informações sobre o vinho, prove uma ou duas taças e prossiga.
3 – Não queira tomar apenas os principais vinhos
Apesar da oportunidade de provar grandes vinhos das vinícolas, não deixe de experimentar os mais simples. Os produtores e enólogos têm orgulho tanto da linha básica quanto dos seus rótulos mais elaborados. Experimentar somente os grandes vinhos pode não ser educado ou nem muito inteligente, já que você estará perdendo a oportunidade de conhecer um rótulo bom e barato. Aproveite a variedade.
4 – Não reclame da dose
A taça usada na feira é de degustação, então é pequena. As doses servidas nos estantes também são pequenas. A ideia da feira é provar os vinhos e para isso a dose basta.
5 – Não pegue as garrafas para se servir
Quando você chega em um estande, quem deve servi-lo é o expositor. Cada estande tem um número limitado de garrafas para servir as pessoas, além de que precisam controlar a quantidade oferecida para cada um.
6 – Não interrompa os expositores
Muitas vezes os expositores estarão dando curtas aulas sobre seus produtos. Isso pode durar 5 minutos ou menos. É um momento em que eles estarão falando sobre os vinhos, as vinícolas, etc. Se você se aproximar de um estande e essa explicação já tiver iniciado, aguarde um pouco para ser servido e aproveite para aprender sobre o que irá degustar.
7 – Não esqueça de comer e beber água
Hidrate-se. As feiras de vinho costumam ter vários estandes com comidinhas. Sirva-se para não beber de estômago vazio, para evitar que o efeito do álcool se potencialize. Afinal, você está lá para conhecer rótulos diferentes e descobrir quais gostou.
8 – Não tem problema não gostar de um vinho
Os estandes costumam ter um dispensador. Pode parecer estranho se for a sua primeira experiência, mas na verdade é muito comum. Para não se embebedar, as pessoas provam o vinho e o cospem nesse dispensador. Isso é normal também para caso você não ter gostado daquilo que provou. No entanto, não precisa ser mal educado: seja discreto, cuspa o vinho e vá para o próximo estande.
9 – Não vá dirigindo
Se você vai dirigindo para a feira… significa que você também teria que voltar dirigindo. Considerando que nesse local você experimentará bebidas alcoólicas, evite dirigir. O transporte público, táxis e motoristas de aplicativo são ideais nesse momento. Afinal, se beber não dirija!
Essas “regrinhas” são apenas dicas, resumidas em calma, tranquilidade e bom senso. A feira é um encontro alegre entre enófilos e deve ser aproveitada da melhor forma possível.
Beba com moderação!