Ao ler descrições de um vinho, você se deparará com diversas palavras que precisam de um entendimento maior para compreender o significado. Uma delas é “equilibrado”. O que quer dizer, afinal, quando um vinho é equilibrado?
Leia também: O que muda quando o vinho está na temperatura certa?
“Um vinho para todas as ocasiões. Com perfil equilibrado e gastronómico, retrata os melhores aromas e sabores das uvas alentejanas. De aspecto cristalino, cor citrina e aroma de frutas brancas frescas e apontamentos de citrinos, na boca se revela firme, intenso e equilibrado de final longo que confirma a sensação aromática.”, informa a descrição do vinho Monte Velho Branco.
O equilíbrio de um vinho é importante, pois é determinante para agradar o paladar. Elegante, harmônico, agradável e redondo também são termos que se referem a este mesmo aspecto.
Um vinho equilibrado tem características que não se sobrepõem umas sobre as outras, ou seja, tem harmonia. O vinho é o resultado da integração de diversos elementos químicos e quando não há domínio de um ao outro tem-se o almejado equilíbrio.
Se o vinho estiver desequilibrado, o álcool, o açúcar, os taninos ou a acidez se destaca demais e acaba ocultando as outras características, mesmo que você não consiga identificar com facilidade o que está destoado.
Todos os estilos de vinho são apreciados pelo equilíbrio. Cada estilo, tem um tipo de equilíbrio que é procurado atingir.
Um bom espumante, por exemplo, precisa de uma acidez equilibrada. Isso garantirá o frescor, que é típico desse tipo de bebida. Isso se repete com os vinhos brancos e rosés.
Já os vinhos tintos o foco do equilíbrio está nos taninos. Independentemente de serem leves ou encorpados, a harmonia está na adstringência que é saborosa e não machuca as papilas gustativas.
O álcool também é um componente que precisa de atenção, pois se não estiver equilibrado com o resto e aparecer em excesso, deixará a boca quente ou ainda com uma sensação adocicada. Os melhores vinhos fortificados são aqueles que equilibram a doçura com a acidez, tornando a degustação mais agradável.
O álcool ainda precisa dialogar perfeitamente com os demais, pois, caso apareça em excesso, deixará a boca quente ou ainda com uma sensação adocicada. Já os melhores fortificados são os que equilibram a doçura com a acidez, tornando a degustação ainda mais prazerosa.
Conheça outros vinhos equilibrados:
Refrescante e equilibrado. Coloração amarelo com reflexos esverdeados, possui aromas florais e frutados. Em boca é refrescante, equilibrado e cremoso.
Vinho encorpado, intensamente frutado, complexo e equilibrado. Seu paladar é rico, sedoso e de grande classe.
Vinho Cefiro Reserva Syrah Rosé
Vinho de cor rosa intenso com aroma delicado e frutado. No paladar é leve, frutado, fresco e muito bem equilibrado.
Se você tem mais dúvidas sobre as descrições de um vinho, confira nosso glossário!