Conhecer outras culturas é muito interessante e se torna uma experiência ainda melhor se acompanhada por um bom vinho. Existem museus espalhados pelo mundo que trazem ambos. De instalações de alta tecnologia em museus modernos interativos a instalações subterrâneas, há opções que irão saciar sua sede de conhecimento e de uva.
Leia também: “Trem do vinho” em Bento Gonçalves conta com degustação
Austrália: museu do vinho d’Arenberg
Nós já falamos aqui sobre quando o museu d’Arenberg, na Austrália, foi inaugurado. Chamado de d’Arenberg Cube, ele é um museu multi-sensorial, uma adega e um restaurante, tudo em um prédio só. Em cinco andares, o visitante passa por diversos ambientes, como uma sala sensorial de vinhos, um fermentador virtual e uma sala de vídeo de 360 graus, entre outras experiências táteis. O restaurante apresenta um menu de degustação sazonal, com 10 ou 16 pratos, que surpreendem e agradam igualmente.
Grécia: museu do vinho Koutsoyannopoulos
Localizado na ilha de Santorini, o museu Koutsoyannopoulos fica em uma caverna a oito metros abaixo do chão e a 300 metros de comprimento. No local é possível saber como era a produção de vinho desde os anos 1600. O ambiente da época faz com que o turista faça uma viagem no tempo. Uma degustação de vinhos encerra o passeio.
França: museu do vinho Musée du vin
Em Paris há o musée du vin, direcionado aos ficionados por história. O museu conta com mais de 2 mil itens em exibição. Também é possível complementar a experiência participando da aula de degustação de vinhos.
Ainda na França, o novo museu do vinho de alta tecnologia de Bordeaux não é apenas uma obra de arte arquitetônica. São muitas as possibilidades para se conhecer no local.
Espanha: museu do vinho Vivanco Wine Museum
Em Rioja, o Vivanco Wine Museum guarda 8 mil anos de história do vinho em uma área de 4 mil metros quadrados. São cinco salas de exposições permanentes. Uma das principais atrações é o “Jardim de Baco”, deus do vinho que conta com uma coleção de videiras, com mais de 220 variedades de todo o mundo.
Itália: museu do vinho Barolo Wine Museum
O italiano Barolo Wine Museum é muito aclamado. É o museu mais interativo do país, oferecendo uma imersiva excursão cultural e educacional do mundialmente famoso vinho. Extremamente belo, deve agradar todos fãs da bebida. O passeio termina no coração do castelo Falletti.