Chocolate e vinho do Porto são a combinação perfeita. Imagina então uma receita que inclui um mousse clássico de chocolate amargo com um toque de vinho do Porto: uma delícia!
Leia também: Gelado de figo e vinho do Porto
Essa sobremesa é ideal para ser servida após um jantar especial ou em uma reunião com os amigos no fim de semana. Para harmonizar, pode servir o mesmo vinho ou então um Madeira, um Jerez ou um Banyuls. Espumantes também podem ser uma excelente opção. Os taninos do chocolate amargo evidenciam frutas de um Zinfandel ou de um Cabernet Sauvignon. Pinot Noir, Chianti e Merlot também são alternativas.
Confira a receita e desfrute desse mousse delicioso!
Mousse de chocolate e vinho do Porto
Ingredientes
- 250g de chocolate amargo (70% cacau) picado;
- 100g de manteiga com sal;
- 4 gemas;
- 6 claras;
- 3 colheres (sopa) de vinho do Porto;
- Folhas de hortelã (para decorar).
Clique aqui para adquirir o vinho do Porto para a receita.
Como fazer
Pique o chocolate amargo em pequenos pedaços de aproximadamente 1 centímetro e o coloque em uma tigela. Corte a manteiga em cubos e reserve.
Leve o chocolate ao banho-maria e incorpore a manteiga quando o chocolate estiver quase totalmente derretido. Misture delicadamente.
Retire do fogo assim que a mistura derreter completamente e estiver homogênea. Aguarde dois ou três minutos e incorpore as gemas, mexendo bem. Acrescente o vinho do Porto e mexa mais um pouco.
Bata as claras em neve com picos firmes. Com uma espátula de silicone, misture delicadamente 1/3 das claras em neve ao creme de chocolate. Incorpore o restante e mexa até que a mistura fique homogênea.
Distribua a mousse em taças individuais e leve para a geladeira por pelo menos quatro horas. Decore com raspas de chocolate e folhas de hortelã. Depois é só servir.