Esse prato pode dar um trabalho para fazer, mas com certeza é uma boa inovação para a lasanha. Talvez fique mais adequado para uma ocasião especial, ou fazer para alguém que é realmente fã do prato.
Leia também: Como é o terroir do Brasil? Conheça mais sobre ele
Caso for beber o vinho enquanto come a lasanha, a sugestão é um rótulo que harmonize bem com o sabor e untuosidade da refeição. Nossa sugestão é o vinho Trapiche Vineyards Cabernet Sauvignon. Se esse não for o caso, você pode optar por outro vinho tinto.
Lembre-se:
- Ao fazer receitas que levam vinho, sempre use o rótulo que você gostar do sabor. Não dá pra ser qualquer um! Dessa forma, é garantido que você vá gostar do resultado.
- Se for beber vinho junto com a receita, é indicado usar o mesmo rótulo que usou para cozinhar.
- Fique sempre atento à quantidade de vinho que leva na receita!
Lasanha de carne ao molho de vinho tinto
Ingredientes
- 1 embalagem de macarrão (500g)
- 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 10 tomates sem pele, sem sementes e picados
- 1 litro de polpa de tomate
- 2 cenouras em rodelas
- 1 talo de salsão em rodelas
- 2 tabletes de caldo de carne
- Sal, pimenta-do-reino, orégano e noz moscada
- 5 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
- 2 litros de leite
- 2 cebolas picadas
- 5 dentes de alho picados
- 1kg de coxão mole
- 6 colheres (sopa) de óleo
- 250ml de vinho tinto seco
- 400g de mussarela em fatias
Como fazer
Comece preparando o recheio de carne ao molho de vinho. Tempere 1kg de coxão mole com sal e pimenta-do-reino.
Numa panela de pressão, aqueça 6 colheres (sopa) de óleo, coloque a carne temperada e doure bem junto com a 1 cebola e 3 dentes de alho. Acrescente 2 cenouras, 1 talo de salsão, 250ml de vinho, 2 tabletes de caldo de carne, 1 litro de água e deixe cozinhar por uma hora.
Retire do fogo, desfie a carne, junte ao molho de vinho e reserve. Prepare o molho branco: Em uma panela média, aqueça 5 colheres (sopa) de manteiga ou margarina e doure 5 colheres (sopa) de farinha de trigo. Junte 2 litros de leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada. Retire do fogo e reserve.
A seguir, prepare o molho de tomate. Em uma panela média aqueça 4 colheres (sopa) de azeite, refogue 1 cebola e 2 dentes de alho, junte os 10 tomates, 1 litro de polpa de tomate e 2 xícaras (chá) de água. Deixe apurar, acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e o orégano. Retire do fogo e reserve.
Depois disso você pode montar a lasanha num refratário grande e fundo. Divida o molho branco e o molho de tomate em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e as fatias de mussarela e o recheio de carne ao molho de vinho em 2. Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho branco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, recheio de carne ao molho de vinho, tiras de lasanha, molho branco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, recheio de carne ao molho de vinho, tiras de lasanha, molho branco, molho de tomate e finalmente queijo parmesão ralado.
Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 50 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo. Retire do forno e espere 5 minutos antes de servir.
Fonte: Comida e Receitas