Já pensou em fazer enoturismo na Austrália? O país tem mais de 2.400 vinícolas espalhadas por cerca de 65 regiões vinícolas pelo país. As regiões vinícolas chegam a produzir mais de 100 variedades de uvas diferentes e cerca de 30 milhões de taças de vinho australiano são consumidas diariamente no mundo todo.
Leia também: Vinícolas da Califórnia: o que saber antes de ir?
O clima australiano é temperado, mas varia de acordo com a região que se pretende visitar. Se o turista quiser participar da colheita, a época tem início em janeiro e vai até março em locais mais frios, como a Tasmânia. As regiões vinícolas mais famosas ficam perto de cidades importantes, como Sidney, Canberra, Adelaide, Melbourne e Perth e de praias ou regiões montanhosas.
A Jacob’s Creek é uma vinícola importante no país. É situada na mais famosa região de vinhos na Austrália, a Barossa Valley, que fica a apenas 1 hora do centro de Adelaide. Foi reconhecido como o principal local de enoturismo no país e até mesmo chegou a entrar no Hall da Fama de turismo na Austrália do Sul em 2010, ganhando o título de Melhor atração turística principal por 3 anos consecutivos. Além disso, em 2011, também conquistou os prêmios de turismo na Austrália Melhor restaurante turístico e Melhor vinícola turística.
A Jacob’s Creek é imperdível! Atualmente, a vinícola produz as variedades Shiraz, Sauvignon, Semillon, Riesling, Cabernet Merlot e Chardonnay. Oferece uma experiencia de turismo culinário memorável e sua magnífica construção apresenta um design ambiental de referência baseado nos princípios de sustentabilidade, reciclagem e conservação de energia.
Já a vinícola d’Arenberg é uma das mais tradicionais casas vinícolas da Austrália, fundada em 1912. Recentemente, a vinícola inaugurou o a chamado d’Arenberg Cube, que é um museu multi-sensorial, uma adega e um restaurante, tudo em um prédio só. Nenhum enoturista deveria perder essa oportunidade de passeio!
A Moorila Estate é uma vinícola que promove uma experiência diferente. Fica na região da Tasmânia e possui uma estrutura bastante moderna. Ela oferece uma empolgante combinação de vinho, comidas, arte e acomodações luxuosas. Focam em variedades como Chardonnay, Pinot Noir, Riesling, Sauvignon Blanc, Cabernet Merlot e Syrah. Dentro da vinícola ainda há o Museu de Arte Nova e Antiga, que hospeda a maior coleção privada de arte da Austrália.
Outros passeios
- Adelaide, além de ser próxima de algumas vinícolas, está sempre tendo festivais, eventos, shows e exibições de arte.
- Ilha Bruny: localizado em Hobart, é possível ver a sua beleza isolada.
- Passeio a cavalo: em Barossa Valley, você pode fazer um passeio de 1 hora a cavalo, com guia.
- A Jacob’s Creek também oferece aula de culinária.
Referências: Revista Pelo Mundo, Trip Advisor, Austrália