É sempre interessante aprender sobre a bebida para impressionar ou para conhecimento próprio, não é?
Neste artigo, você vai descobrir curiosidades fascinantes sobre o vinho, incluindo histórias intrigantes. Vamos lá?
Leia também: 10 curiosidades sobre vinho para impressionar
- Girar a taça ajuda a oxigenar o vinho e a liberar mais aromas.
- A taça tem a curvatura que vai fechando mais na boca pra poder reter os aromas do vinho.
- Sempre segure o vinho pela haste, nunca pelo bojo, caso contrário você aquecerá o vinho com o calor de suas mãos.
- Na Grécia antiga, em ocasiões onde ia-se beber vinho, o anfitrião dava o primeiro gole para provar que aquele não estava envenenado. É daí que vem a expressão “saúde!“. Em Roma, eles usavam a palavra toast (traduzido literalmente para “torrada”, que até hoje é usado em países de língua inglesa), isso porque eles colocavam um pedaço de torrada para amenizar sabores estranhos e acidez do vinho.
- No vinho tinto, a cor avermelhada se dá por causa da extração de pigmentos presentes na casca da uva. Vinhos brancos são fermentados sem a casca, e por isso são brancos. Nem todo vinho branco é feito de uva branca. Aliás, o champanhe é feito de Chardonnay e Pinot Noir, em sua maioria. A segunda é uma uva tinta.
- O vinho limpa as papilas gustativas da boca, ou seja, quando você for comer a próxima garfada, vai sentir como se fosse a primeira.
- Apenas 5% de todo o vinho produzido no mundo realmente vai ficar “melhor com a idade”, 95% da produção mundial deve ser bebida dentro de 1 ano após chegarem ao mercado. Os Cabernet Sauvignon envelhecem melhor, por exemplo. Clique aqui para ler mais sobre isso.
- Em 1988 uma italiana iniciou a primeira organização feminina devota ao vinho, a Le Donne Del Vino. O objetivo era encorajar as mulheres a participarem mais da indústria italiana do vinho.
- Quando a tumba de Tutancâmon foi descoberta em 1922, os jarros de vinhos encontrados junto a múmia eram tão específicos que poderiam passar pela legislação de vários países atualmente. Eram encontrados o ano da safra, o nome do produtor e comentários sobre a qualidade.
- O terroir é um fator chave em um bom vinho. A composição do terreno onde foi plantada adiciona características únicas a uva, e portanto, ao vinho. Mas não é só o terreno que constitui um terroir. O clima, o tipo de solo e a exposição ao sol fazem parte dessa complexidade.
- Com o envelhecimento, vinhos tintos perdem cor, podendo se tornar o laranja de cor de tijolo. Já os brancos fazem o processo contrário, adquirindo colorações douradas e amarelo-marrom.
Para explorar ainda mais sobre vinhos e espumantes, não deixe de conferir nossa categoria de curiosidades, repleta de informações surpreendentes!
2 comentários
Muito interessante! Tem vários que eu não sabia.
Comprei espumantes do Vinhis do Sul e gostei muito! Suaves!