A origem da uva Syrah é discutível. Existem diversas teorias sobre isso, mas a mais correta é que ela teve início no Vale do Rhône, na França, criada a partir de um cruzamento genético natural de duas uvas pouco conhecidas: Mondeuse Blance e Dureza.
A Syrah pode ser encontrada em 190 mil hectares pelo mundo, sendo a França o país líder no cultivo, seguida pela Austrália. Na verdade, essa variedade é emblemática na Austrália, onde possui uma grafia e pronúncia diferente: Shiraz. Ou seja, Syrah e Shiraz se tratam da mesma uva, sendo a única diferença sua origem de produção.
Leia também: Conheça a uva: Torrontés
Cultivo da Syrah / Shiraz
Essa é uma casta versátil e com boa capacidade de adaptação. Ela sem dúvida prefere climas quentes, porém, existem vários exemplos de ótimos Syrah de climas frios.
Características
Essa casta expressa características diferentes no aroma e no paladar dependendo do terroir onde é cultivada e do objetivo do enólogo. Em geral, gera vinhos de corpo médio a encorpado, com taninos, boa acidez, notas de frutas negras e pimenta. Tem coloração rubi escuro (ou muito escuro) e violáceo quando jovem.
Harmonizações
A característica encorpada da Syrah permite que seus vinhos sejam harmonizados com pratos repletos de sabor, desde carne de caça até filés, churrasco e assados em geral.
Já que existem diversos perfis tintos da Syrah, a harmonização não se limita em carnes. Os vinhos com notas mais frutadas acompanham bem aves como peru, galinha d’Angola e cordeiro. Enquanto isso, os Syrah de corpo mais leve ficam ótimos com pratos das culinárias indiana, chinesa e tailandesa.
Curiosidades
- Possui grande quantidade de antioxidantes, que são benéficos para a saúde.
- A África do Sul foi um dos primeiros países a cultivá-la.
- Também pode ser vinificada em rosé.
- Possui outros nomes além de Shiraz. São eles: Sirac, Marsanne Noir, Entournerein, Sereno, Hermitage, Crozes-Hermitage, Cornas, Côte-Rôtie, St. Joseph.
Referências: Adega, Marcelo Copello Acesso em: 23/11/2018