Sauvignon Blanc é sinônimo de frescor, acidez e expressividade. Esta é uma casta muito antiga, com origem possivelmente no século XVII ou XVIII em Bordeaux.
Leia também: Conheça a uva: Chardonnay
No Novo Mundo a uva Sauvignon Blanc é bastante cultivada no Chile, África do Sul, Estados Unidos e Austrália, além da Nova Zelândia, região em que a uva vem ganhando cada vez mais destaque.
Cultivo da uva
A Sauvignon Blanc se adapta a muitos climas e está disseminada no mundo todo, mas sua melhor casta fica em regiões de climas mais frios (frio mas com bastante sol), onde gera os exemplares mais típicos e expressivos.
Além disso, esta casta também aceita vários tipos de solo. Os solos mais distintos para esta casta são encontrados no Vale do Loire, como o calcário (que gera vinhos finos, elegantes, com aromas minerais que podem lembrar giz) e o Silex, que gera vinhos intensos, longevos, e que podem ter uma nota aromática típica descrita como pólvora ou pedra de isqueiro.
Características da uva
A casca da Sauvignon Blanc possui uma cor suave, chamada de “branco papel” com reflexos esverdeados (se for um vinho jovem), que com a idade ganhará reflexos e cor palha, raramente chegando ao dourado.
Um vinho com esta uva tem um aroma típico muito frutado, indo dos cítricos (lima, limão), grapefruit (toranja), gooseberry (groselha branca), kiwi, maracujá. Em vinhos mais leves ou de regiões mais quentes, podem surgir aromas de pêssego, nectarina, melão, pera. Também é comum encontrar aroma de especiarias de pimenta verde e ervas frescas.
Em boca, a Sauvignon Blanc costuma a apresentar uma acidez bastante alta e corpo leve.
Curiosidades
- A Sauvignon Blanc não costuma a passar por barricas, pois isso a faria perder seu caráter fresco.
- Seu cruzamento com a tinta Cabernet Franc rendeu uma filha muito famosa, a Cabernet Sauvignon.
- É a segunda casta mais cultivada no mundo.