A uva vinífera Riesling é famosíssima entre os amantes de vinho branco. Com origem antiga e alemã, essa casta branca é capaz de produzir ótimos vinhos, espumantes, de tipos secos e doces.
Leia também: Conheça a uva: Sauvignon Blanc
Observação: Nesse post, nós estamos nos referindo a uva Riesling e não Riesling Itálico, que são castas diferentes, apesar do nome parecido e de ambas aparecerem em vinhos e espumantes.
O cultivo da Riesling
A Riesling é uma variedade que se adapta a diferentes climas e regiões. Por isso, é cultivada tanto no frio da Alemanha quanto no calor da Austrália. Porém, o seu melhor desenvolvimento é em temperaturas moderadas e frias, pois o calor excessivo faz com que a sua maturação seja abrupta, perdendo acidez e a delicadeza de seus aromas.
Características da uva Riesling
A uva Riesling é de variedade branca e coloração verde-amarelada, com cachos médios e bagos pequenos e delicados.
A característica principal da Riesling em vinhos é sua acidez pronunciada. Ela ainda dá longevidade, o que raramente ocorre com a maior parte dos vinhos brancos.
Ela é capaz de produzir vinhos de ótima qualidade, aromas finos, elegantes e intensos. Proporciona sabores intensos, frescos, vivos e agudos, com níveis alcoólicos relativamente baixos.
A casta ainda abrange vários estilos de vinho, podendo ser secos, doces e espumantes.
Harmonizações
A recomendação é que os vinhos Riesling sejam servidos frios, numa temperatura entre 6º e 8º C.
Os vinhos secos vão bem com carnes brancas como as de porco, pois, têm boa untuosidade para contrastar com a acidez do vinho. Já os vinhos doces, ficam ótimos com sobremesas como o tradicional Strudel de maçã, que combina perfeitamente com a doçura e boa acidez do vinho.
Dicas de vinhos Riesling
- Vinho Almadén Riesling;
- Vinho Luiz Argenta Jovem Riesling;
- Vinho Anselmann QBA Riesling Trocken;
- Vinho Gustave Lorentz Cuvée Particulière Rieslin.
Curiosidades
- Depois da Alemanha, a Alsácia (região francesa) é a zona mais tradicional da casta. Em seguida, podemos encontrar grande produção de Riesling na Austrália, Áustria, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos.
- A Riesling raramente é vista em blends, pois é tradição alemã e alsaciana de fazer vinhos varietais. Outro motivo é que a Riesling é considerada uma variedade completa, que não precisa de adições de outras, já que nas misturas, pode perder aroma, complexidade e elegância.
Referências: Casa Valduga, Adega