As geadas são grande inimigas para os vinicultores. Esse tipo de clima já danificou muitos vinhedos de diversos países, deixando-os com aparência seca e destruída. Como que os vinicultores conseguem evitar que a geada estrague as vinhas?
Leia também: Tipos de vinhos franceses e suas uva típicas
Há como prever que isso aconteça. Em 2017, por exemplo, a França previu uma “baixa histórica” na produção do vinho devido à geada inesperada que ocorreu durante a primavera.
Existem algumas técnicas diferentes que os vinicultores usam para evitar que as geadas estraguem os seus vinhedos. Eles decidem pelos métodos mais adequados para a vinícola que tem.
Os vinicultores podem usar fogo
Uma das técnicas utilizadas por eles é criar alguma fonte de calor, que seja quente o suficiente para criar movimento no ar e evitar que o gelo se forme.
A vinícola Ridgeview, em Sussex, Inglaterra, costuma usar uma espécie de grandes velas de parafina. Eles possuem uma equipe que fica acordada durante a noite, conferindo constantemente se as estações meteorológicas por qualquer sinal de geada. Quando a temperatura abaixa muito, essa equipe rapidamente se dirige às vinhas para acender as velas de parafina. Leva mais ou menos 50 minutos para acender todas.
Ventiladores também podem ser usados
Ventiladores – e outras máquinas de vento – ajudam a manter o ar se movimentando, o que ajuda a evitar que o gelo se forme.
Ian Kellett, da vinícola Hambledon, in Hampshire, conta que eles tentam movimentar o ar tanto quanto aquecer o ambiente. “Nós temos ventiladores enormes funcionando durante a noite para tentar movimentar o ar”.
Ou sprinklers
Outro método comum de ser usado pelos vinicultores são os sprinklers. Eles são borrifadores que ajudam a manter a temperatura acima do congelamento.
Ou até mesmo helicópteros
O método mais esquisito entre todos citados: helicópteros. Pode parecer difícil de acreditar, mas eles também podem ser usados para prevenir o gelo nas vinhas. É uma escolha incomum, mas já foram usados na Europa, nas vinícolas Baden-Württemberg, na Alemanha, e na vinícola francesa Loire Valley.
Referência: Decanter, 2017. Acesso em: 31/07/2018.
Foto: Julia Clatxon. Fogo prevenindo a vinícola Ridgeview dos desastres das geadas.