O método Asti é utilizado para produzir espumantes Moscatel. É uma técnica de processo de fermentação que é responsável por fornecer à bebida suas características mais marcantes.
Leia também: Qual a diferença entre champagne, cava, prosecco e outros espumantes?
Moscatel se trata de uma designação dada a uma família específica de uvas, originalmente chamadas de Moscato. As frutas dessa casta costumam ter cascas brancas, tintas ou rosadas, tornando-se tipos diferentes de vinho. Porém, tornou-se comum chamar de espumante Moscatel todos aqueles produzidos com a uva Moscato branca e utilizando o método Asti de fermentação.
Suas características mais marcantes são:
- Baixo nível de teor alcoólico (entre 6 e 10%);
- Intenso sabor adocicado;
- Frescor;
- Intensidade de aromas florais e frutados.
O método Asti
Espumantes podem ser fabricados por três processos diferentes: Champenoise, Charmat e Asti. O método Asti é uma variação do método Charmat, já que o processo de fermentação de ambos métodos ocorrem dentro de autoclaves. A diferença é que os espumantes com essa metodologia passam por apenas uma etapa fermentativa.
No método Asti, primeiro o suco de uvas Moscatel é colocado dentro das cubas junto às leveduras responsáveis pelo processo fermentativo. Quando a bebida alcança o teor alcoólico entre 6 e 10% (o percentual depende da escolha da vinícola e do enólogo), a fermentação é interrompida por um choque térmico, que resfria o espumante rapidamente a temperaturas entre -3 e 0ºC. Então, a bebida é filtrada e engarrafada, pronta para ser comercializada e consumida.
Já que o processo fermentativo transforma o açúcar contido no mosto em álcool por meio da ação das leveduras, isso faz com que os espumantes Moscatel sejam mais doces e menos alcoólicos do que os produzidos pelos outros métodos, que possuem dupla fermentação.
Por esse mesmo motivo, os aromas frutados também se apresentam de um jeito bem mais intenso nos espumantes feitos através do método Asti.
1 comentários
Adorei a explicação. Agora já sei porque o moscatel é tão frutado e doce. E no fim das contas pode ser mais puro que os demais, vez que o açúcar exclusivo da uva.