Vinho Bodega Renacer Malbec, 94 pontos? Casa Valduga Leopoldina Merlot, 95 pontos? Mas o que isso significa e como funciona essa pontuação?
Leia também: O que significa vinho canônico?
O sistema de pontuação de vinhos é utilizado em formatos diferentes e tem por base a degustação que envolve três pilares: o visual, o olfativo e o gustativo. Quanto melhor são os três aspectos em conjunto, maior é a pontuação. Com o grande comércio e a gama diversa de rótulos disponíveis, esse método é uma boa maneira para determinar os melhores vinhos e os mais fracos. Essa avaliação é importante para os especialistas, por assim poder se informar sobre os rótulos em alta, e também para os clientes, que tem uma boa orientação para encontrar vinhos de alta qualidade.
Os tipos de classificação variam de acordo dos avaliadores. Esses avaliadores possuem credibilidade alta e cada um critica da maneira que acha mais eficiente. O mais comum é dar notas entre 50 a 100, sistema escolhido pela The Wine Advocate (do respeitado crítico americano Robert Parker), a Wine Spectator, a Wine Enthusiast, a Wine & Spirits, entre outros.
90-100 pontos – Esses são os vinhos com pontuações mais altas. São o que há de melhor produzido pelo seu tipo. É dado apenas para o vinho que possua características excepcionais ou especiais. São poucos os que alcançam esse patamar. Exemplos:
- Vinho Redigaffi (chegou a alcançar 99 pontos por James Suckling, pela safra 2013 e também conseguiu 99 pontos pela safra 2011).
- Vinho Maquis Cabernet Sauvignon (sua nota mais alta foi 92 pontos, por Tim Atkin)
- Vinho Catedral Dão DOC (em 2013, fez 90 pontos pela safra de 2010, nota dada pela Wine Enthusiast).
80-89 pontos – Vinhos classificados nessa faixa são ótimos, principalmente os com pontuação mais próxima de 89. Muitos vinhos ficam nessa categoria. Exemplos:
- Espumante Ponto Nero Cult Brut (em 2016, recebeu 89 pontos pelo Guia Descorchados).
- Vinho Vega Murillo – DO Toro (a safra 2011 recebeu 87 pontos no Guia Peñín)
70-79 pontos – Os vinhos com essa pontuação costumam ser muito agradáveis, porém sem muita complexidade ou profundidade. Abaixo de 75 pontos significa que o vinho está beirando ao desequilíbrio, mas ainda tem seus atrativos.
Menos de 70 pontos – O vinho que tem essa pontuação mais baixa é falho, sem equilíbrio ou extremamente cansativo. Ele não deve trazer interesse para os consumidores mais exigentes.
Vale lembrar que todo vinho pontuado é relevante porque todos eles apresentam uma qualidade acima da média, incluindo os que possuem pontuação abaixo de 90, que podem revelar grandes surpresas.
Outros críticos e publicações preferem a classificação por estrelas, como a revista inglesa Decanter e o Le Guide Hachette des Vins, da França. De 1 a 5 estrelas, uma só representa um vinho aceitável, enquanto todas cinco são para vinhos espetaculares. Nesse caso, 4 estrelas já são dadas para vinhos recomendados.