Depois que você abre um vinho, em algumas ocasiões a garrafa não é bebida por inteiro. Isso é uma prática comum para quem toma uma taça por dia. Porém, sabe-se que o vinho na maioria das vezes não dura muito tempo depois de aberto.
Leia também: Quanto tempo pode durar um vinho?
A maneira como o vinho muda depois de aberto depende muito do tipo dele. Porém, de qualquer forma, após alguns dias é possível notar que os sabores começam a desbotar e se achatar, como, por exemplo, assumindo notas de nozes e maçã machucada conforme a bebida é exposta ao oxigênio durante certo período.
Vinhos mais jovens e mais ousados duram mais tempo do que os mais velhos e delicados. O vinho está sempre evoluindo e essas mudanças aceleram assim que você abre uma garrafa e o expõe a mais oxigênio.
Uma forma de retardar essas mudanças é manter o vinho refrigerado depois de transferi-lo para uma garrafa menor – como aquelas chamadas “mini” ou “baby”. A temperatura mais baixa desacelerará o processo de oxidação, então é muito melhor refrigerá-lo do que deixá-lo na dispensa.
Leia também: Como manter a qualidade do vinho em dias quentes?