A Califórnia é o maior estado estadunidense que produz vinhos. Recentemente, o Departamento de Comércio e Impostos sobre Álcool e Tabaco dos Estados Unidos anunciou a aprovação de uma nova Área Vitícola Americana – como são chamadas as denominações de origem por lá.
Leia também: Você sabia que existem vinhos vulcânicos?
A tal área é San Luis Obispo, uma longa e estreita faixa de terra que percorre a costa central da Califórnia com quase 100 quilômetros de comprimento por 25 de largura e é o lar de 32 vinícolas.
“Somos um dos lugares mais frios para cultivar uvas porque estamos perto do Oceano Pacífico”, disse o presidente da San Louis Obispo Coast Wine, Stephen Dooley, em um comunicado à imprensa. “O que torna esta área interessante são as baixas temperaturas aliadas a muita luz solar. Temperaturas frias preservam o ácido, e em uvas como Pinot Noir, o sol ajuda com pigmento, cor e tanino.”
A região, que ficará conhecida como SLO Coast AVA, inclui 78 vinhedos e cerca de 1.700 hectares de vinha, sendo Chardonnay e Pinot Noir as mais dominantes, ao lado de variedades como Albariño, Grüner Veltliner, Riesling, Grenache, Syrah, Tempranillo e Zinfandel.
Foto: Wikipédia