Para promover turismo e comércio de produtos locais na região da Serra dos Pireneus, as prefeituras de Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás criaram uma rota que leva o visitante por atrações da região. Neste projeto, as prefeituras destacaram as vinícolas e queijarias próximas a essas cidades que são abertas para visitação.
Leia também: Destinos Brasileiros: São Roque, o roteiro do vinho
A proposta é que o visitante crie a sua própria rota personalizada, se organizando para visitar algumas das atrações parceiras do projeto, chamado Rota dos Pirineus. Por meio do perfil nas redes sociais, é possível consultar quais estabelecimentos fazem parte do programa.
Nas queijarias, por exemplo, é possível conhecer o processo de produção dos queijos – desde a produção da massa até a escovação e maturação das peças.
Nas vinícolas da região, alguns produtores permitem a visitação às parreiras e até degustação das uvas. Um dos parceiros oferece aos visitantes a experiência de amassar as uvas com os pés.
O diretor comercial Cleber Evangelista contou que a região é propícia para a produção de vinhos e que alguns empresários viram a oportunidade e têm explorado a opção. “Estamos em uma região de altitude onde a uva encontrou um cenário ideal para crescer e dar frutos de qualidade”, avaliou.
Você já visitou a Rota dos Pireneus? Recomendamos esse passeio!