A pandemia do coronavírus pode ter surgido em 2020, mas em toda sua duração ela impactou muito o mercado de vinhos, influenciando-o até hoje.
Primeiro houve o crescimento no consumo de vinhos e espumantes, mas nem tudo são flores. Ao mesmo tempo, temos o aumento de custo de insumos secos, escassez de containers, e até da energia das vinícolas europeias por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia. Esses são alguns dos motivos que causaram o aumento dos preços dos vinhos no Brasil. Além Agrega-se a estes fatores a economia interna como a alta da inflação.
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Em 2022, a Ideal Consultoria estima que o abastecimento do mercado brasileiro de vinhos e espumantes terá uma redução de aproximadamente 10% em volume em comparativo com 2021, totalizando 440 milhões de litros, onde 58% deste total são de vinhos de mesa.
Entre os vinhos finos brasileiros, produzidos com uvas vitis-viníferas somado aos importados a redução em 2022 deve chegar próximo dos 15% em comparativo com 2021.
Essa redução no volume comercializado pelas vinícolas brasileiras somado as importações está relacionado diretamente ao movimento do varejo de redução dos seus estoques, que além da diminuição da demanda, sofre com incidências das altas taxas juros afetando o custo de manter estoques e portanto a rentabilidade.
Enquanto isso, o mercado de espumante continua forte. A soma das festas de final de ano e o verão provocam crescimento da procura por esse tipo de bebida. Produtores brasileiros devem fechar o ano próximo dos 14% de crescimento e os importados dos 20%.
Além da volta das festas e eventos pós-pandemia, as borbulhas estão fazendo sucesso nos bares e restaurantes, além de terem se tornado a queridinhas dos influenciadores digitais.
Alguns fatores que devem influenciar o mercado no próximo ano são:
- Redução das importações diretas dos supermercados
- Aumentos de preço ou redução de margens
- Chile deve ganhar participação no mercado brasileiro
As tendências de consumo
Mesmo com o vírus Covid-19 mais controlado, as pessoas no mundo inteiro passaram por um período que mudou suas vidas de alguma forma. A tendência é que os hábitos adquiridos na quarentena se mantenham, como comprar vinhos através da internet, seja através de um e-commerce, whatsapp, aplicativos ou similares.
O vinho ganhou muitos consumidores mais jovens nos últimos anos, que tratando-se de um público que muitos produtores estão querendo agradar. Sendo assim, poderemos encontrar mais vinhos jovens, frutados e lacrados com tampa de rosca.
A maioria dos jovens preferem praticidade, então é de se esperar que vinhos em lata e bag-in-box continuem a fazer sucesso.
É importante também considerar que, com a gravidade da Covid-19 diminuindo, as pessoas voltaram a se encontrar pessoalmente, participar de festas em família, entre amigos, colegas de trabalho… Ou seja, podemos esperar também que o tipo de vinho adquirido para esse tipo de momento, como espumantes, também esteja mais presente em 2023.
O que você espera para o mundo de vinho em 2023?