Em uma década, dobrou o número de consumidores de vinho no Brasil. De acordo com levantamento da Wine Intelligence, que analisa o setor vitivinícola no mundo, o consumo mensal de vinho em território brasileiro chegou a 36% da população adulta – se assemelhando aos números do mercado norte-americano.
Leia também: Como a mudança climática está afetando a produção de vinhos
Em 2010, esse percentual de consumidores era a metade. A pesquisa ainda revela que a preferência pela bebida ganhou destaque durante a pandemia: o Brasil saltou 12 posições e atingiu a 14ª colocação como mercado de vinho mais atraente em 2021, com 50 milhões de consumidores regulares de vinho.
A pandemia fez com que as pessoas aprendessem a tomar melhor o vinho. Foi um momento em que elas fizeram experiências gastronômicas em casa e, com isso, experimentaram outros vinhos, aumentando o consumo de brancos e rosés.
Ainda assim, o tipo mais consumido da bebida no Brasil é o vinho de mesa. Dos 2,8 litros per capita de consumo anual, 70% é relacionado a ele. Os outros 30% são de vinhos finos, entre importados e regionais. Entre os mais populares está o vinho tinto, que ainda é o mais consumido no país, muito por uma questão de hábito.
No Rio Grande do Sul, no entanto, o consumo per capita chega a 7 litros por ano. Esse número é mais alto que a média nacional, mas ainda longe do perfil europeu, como em Portugal, por exemplo, onde chega a 50 litros por ano.
De acordo com a União Brasileira de Vitivicultura (Uvibra), o ano de 2022 segue mostrando que o mercado está aquecido. Se somada toda a venda em janeiro e fevereiro, foram 40 milhões de litros entre vinhos finos, espumantes e suco de uva – um aumento de 53% em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa, segundo a entidade, é que o comportamento se mantenha em alta, especialmente em relação aos vinhos tintos com o inverno.
Por que devo tomar vinho?
Além dos vários sabores inesquecíveis que os vinhos podem trazer, eles também trazem uma carga de benefícios para a saúde. Além disso, são ótimos para complementar receitas e momentos, sejam eles casuais ou especiais.
Qual vinho é bom?
O vinho bom é aquele que agrada seu paladar! Existe uma grande variedade de estilos de vinhos e você pode experimentá-los até encontrar o seu favorito. Abaixo, selecionamos alguns rótulos: