Para o Dia das Mães de 2022, decidimos fazer algo diferente e fugir da recomendação de acessórios para enófilos e catálogo de vinhos. Resolvemos perguntar para as mães de verdade que rótulos de vinhos elas tanto amam!
Cada mãe tem sua própria preferência ou estilo. Umas gostam de beber sozinhas para descansar depois de um dia estressante, outras costumam se juntar com as amigas para conversar e degustar vinhos diferentes. Há algumas que ainda curtem cozinhar com a bebida e usá-la para harmonizar.
Em suma, em nossa pequena pesquisa com algumas mães, os vinhos brancos e espumantes foram os mais populares entre as preferências. Mesmo assim, os tintos tem seu próprio espaço no paladar dessas mulheres.
Leia também: Como fazer uma noite de queijo e vinho?
A primeira entrevistada foi a Olga Neumann, de Porto Alegre (Rio Grande do Sul). Ela gosta muito da linha de frisante Lunae, da Salton, principalmente o Salton Lunae Rosé ou o Branco.
Olga conta que começou a se reunir na garagem com as amigas na pandemia. “Nós sentávamos distantes uma da outra, mas não deixávamos de nos reunir. Agora de vez em quando, nos recebemos em casa mesmo”, disse ela. “Quando a gente se reúne, sempre levamos vinho. Vai vinho branco, vai vinho rosé, vai espumante. Mãe gosta de champagne também!”
Outra mãe de Porto Alegre, Elisangela Domingues, nos respondeu que prefere vinhos tintos secos e espumantes demi-sec. “Não tenho preferência por marca, mas gosto dos gaúchos e chilenos. E espumante não tenho preferência”, disse. Ela também contou sobre quando costuma beber: “vinho gosto quando estou cozinhando com o marido e espumante com a família e amigos em comemorações”.
Também da região de Porto Alegre, Lúcia Linhares conta que prefere os vinhos brancos, mas que eles não podem ser muito secos para agradá-la. Essa mãe também aprecia a linha Lunae da Salton, mas prefere o branco que o rosé.
Já Adriane D’Andrea, disse que entre vinhos ela gosta mais dos secos, sejam eles tintos ou brancos. E de espumante, prefere os tipo Brut. “[Bebo] em todos os momentos de celebração, em família, com amigues, a dois e até mesmo sozinha.”, acrescentou.
Mãe de três, Adriane contou que de todos espumantes que ela bebeu, um que a marcou muito foi um da Maison Forestier. “Não lembro de nome específico, mas o sabor tenho na mente bem nítido.” Além disso, também falou sobre sua experiência com vinhos durante o período da quarentena do Covid-19. “A pandemia me fez apreciadora de Cabernet Sauvignon Reservado Concha Y Toro“.
Conversamos ainda com Célia de Abreu, de Santos (São Paulo). Ela nos contou que gosta muito de vinho e que não tem muita preferência. No entanto, costuma a comprar aquelas garrafas de tampa de rosca, pois abrem de forma mais prática e rápida.
Adicionou que sua filha costuma a presenteá-la com o rótulo Gato Negro Carmenére. No início, o vinho havia sido escolhido pela embalagem, já que tem estampado o seu animal predileto. Mas acabou tornando-se um dos favoritos da mãe, atraindo-a também pelo sabor de taninos macios e acidez agradável.
Para finalizar, a mãe Gilca Cardoso, que atualmente mora em Itapema (Santa Catarina), disse que seus favoritos são os tintos suaves. Ela tem o costume de beber quando está com a família, com sua amiga do coração e também sozinha. Quando perguntamos se algum rótulo específico a marcou, ela nos citou o vinho Vô Luiz de Nova Trento.
Independentemente de suas preferências, as mães concordam que quando os vinhos estão presentes, eles simbolizam bons momentos. Estão lá para situações descontraídas ou para relaxar, curtindo sozinhas ou compartilhando com alguém especial.
Nesse Dia das Mães, impressione a sua com um bom vinho! Esse tipo de homenagem nunca se esquece. Feliz Dia das Mães!