A uva Marselan não é muito famosa no Brasil, mas seus vinhos estão aqui têm uma característica ímpar. Criada a partir das espécies Grenache Noir e Cabernet Sauvignon, essa uva tem origem francesa, com sabores e aromas inusitados.
Leia também: Como é o terroir do Brasil? Conheça mais sobre ele
Qual a origem da Marselan?
Ela não surgiu naturalmente. Ela foi criada pelo ampelógrafo parisiense Paul Truel em 1961. O nome da casta foi inspirado na cidade Marseillan, próxima a Montpellier, onde fica localizado o INRA – centro de pesquisa agronômica, onde ele trabalhou até se aposentar em 1985.
Quando Paul Truel idealizou a Marselan, ele desejava potencializar, unir e melhorar as características da Cabernet Sauvignon e a Grenache.
Como a Marselan é cultivada?
Atualmente, a Marselan pode ser encontrada em terroirs com características distintas. Isso faz com que ela esteja em diversos estilos de vinhos, seja em varietal ou em blends.
Ela recebe destaque em seu país de nascimento, principalmente no Languedoc e sul do Rhône. Porém, também se expressa bem em Catalunha (Espanha), Califórnia (EUA), Mendoza (Argentina) e Hebei (China). Na região sul do Brasil, também produzem vinhos desta casta.
Quais as características da Marselan?
A Marselan é uma uva exótica e especial devido à sua origem. Seus vinhos apresentam médio corpo, boa estrutura tânica e coloração intensa.
Entre os principais aromas que ela cria nos vinhos são suas notas de frutas vermelhas, como cereja e groselha, e toques de cacau.
Tem cor profunda, taninos presentes e macios e ótimo potencial para envelhecer.
Um de seus detalhes que chamam a atenção dos degustadores é que o tamanho reduzido das bagas aumenta a proporção de cascas durante o processo de vinificação. Isso significa que há uma concentração maior de compostos polifenólicos em seus vinhos.
Como harmonizar vinhos com a uva Marselan?
Tudo depende do vinho que contém a Marselan, mas a casta costuma harmonizar bem com pratos à base de carne de porco e cordeiro.