Você já ouviu falar ou chegou a experimentar o Ice Wine? Também chamado de “vinho do gelo”, é uma bebida licorosa e adocicada, normalmente feita com as uvas Riesling, Carbenet Franc, Pinot Noir, Syrah e Vidal.
Leia também: Vinho dos mortos: conheça essa tradição portuguesa
O Ice Wine tem um método de produção único, que consiste em colher uvas quando está abaixo de -10º C. Esse é um vinho difícil de fazer, pois se a nevasca for baixa, as frutas podem apodrecer e, se for muito forte, elas não gerarão nenhum suco.
Em uma safra habitual, as uvas são colhidas em um clima estável, entre -8º C e -10º C. A colheita é feita à noite, pois é um horário em que a temperatura está mais estável e assim não compromete a integridade produtora das uvas.
Depois de serem colhidas, as uvas são prensadas. Neste momento, elas ainda estão muito duras devido ao congelamento e ao serem esmagadas liberam todo o gelo, que não se mistura com o sumo, deixando um suco superconcentrado.
O mosto passa pelo processo de fermentação no tanque, que demora três a quatro meses. O Ice Wine só pode possuir açúcar residual e seu álcool deve ser resultado do açúcar natural das uvas.
A bebida é produzida em poucos locais, já que é difícil conseguir as condições climáticas ideais. Assim, os grandes produtores são Alemanha, Áustria, Suíça e Canadá. O Canadá é o maior produtor do mundo desse tipo de vinho. As condições de crescimento e sua produção são rigorosamente protegidas pela Vintners Quality Alliance (VQA), um programa reconhecido internacionalmente que define os padrões e a certificação dos vinhos.
Você já provou um Ice Wine? Conta sua experiência pra gente!