A Wine Intelligence, líder global de pesquisas sobre vinho, analisou o impacto nas prioridades dos consumidores durante a pandemia. As pessoas em geral mostraram-se mais preocupadas com a sustentabilidade.
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Nos EUA, pouco mais da metade (58%) dos consumidores regulares de vinho dizem que se preocupam com as mudanças climáticas e estão tomando medidas para reduzir seu impacto pessoal, enquanto quase a mesma proporção de consumidores regulares dos EUA (56%) agora está tentando ativamente comprar produtos locais. Uma tendência semelhante para a compra local também surgiu em outros mercados importantes de vinho, com os consumidores na Austrália e no Canadá que também estão preferindo o produto local ao importado.
Pensa-se que o que impulsionou essa mudança para o localismo no ano de 2020 foi a tendência de seres humanos buscarem conforto no que é familiar, principalmente durante tempos incertos. Desde o início da pandemia, esse desejo de familiaridade pode ter causado o aumento das compras de produtos locais, incluindo vinhos.
Os benefícios ambientais de comprar produtos locais são bem conhecidos pelos consumidores, como menos quilômetros percorridos e uma cadeia de suprimentos menor e mais transparente. No entanto, essa mudança fundamental no sentimento do comprador até 2020 e 2021 foi mais na direção do desejo de apoiar as comunidades locais.
Os dados coletados mostraram que entre os consumidores regulares de vinho, homens têm uma conexão maior com a sustentabilidade que as mulheres. Existe uma proporção maior de homens afirmando que estão dispostos a gastar mais e até abrir mão da conveniência para adquirir um produto sustentável.
Além disso, são os consumidores regulares de vinho mais jovens (Geração-Z e os Millennials) que estão significativamente mais conectados à sustentabilidade do vinho.
A pesquisa ainda descobriu que afirmar que um vinho é “natural” no rótulo frontal aumenta a probabilidade de compra entre os consumidores de vinho dos Estados Unidos em 8% em comparação com o mesmo vinho, sem nenhuma alegação adicional.
Referências: Wine Intelligence, Adega