Para os europeus, vinho é muito mais que uma bebida, faz parte da cultura e da tradição. Degustar uma taça juntamente com a refeição é natural no dia a dia, incluindo almoços durante a semana. Talvez isso explique porque o consumo no continente é tão acima da média.
Leia também: Bagaço da Chardonnay promove saúde imunológica
De acordo com o relatório da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) 2020, divulgado em abril, Portugal foi novamente o país com maior consumo per capita de vinhos no mundo.
Segundo os dados, cada português consumiu 51,9 litros de vinho no ano, que equivale a aproximadamente 69 garrafas de 750 ml. Logo em seguida aparecem os cidadãos italianos, com 46,6 litros, e em terceiro lugar os franceses, com 46.
Dados OIV
A OIV é uma organização internacional estabelecida em 2001 que substituiu o Office International de la Vigne et du Vin, que havia sido fundado em 1958. Instituto extremamente respeitado internacionalmente, fornece um panorama anual do vinho, relevante para os parâmetros de mercado mundial. Selecionamos mais algumas informações interessantes para você.
- Os três maiores produtores de vinhos no mundo são Itália, França e Espanha. Portugal está em 11º lugar.
- Seis países representam 56% da área plantada com videiras viníferas do mundo: Espanha, França, China, Itália, Turquia e Estados Unidos. Portugal está em 9º lugar, posição excelente devido ao tamanho do país.
- A produção de vinho no mundo, em 2020, foi de aproximadamente 260 milhões de hectolitros (mhl), sendo que Portugal produziu 6.4 mhl.
- Em relação ao volume de exportação, Portugal cresceu 5% comparando 2020 com 2019, com 3.1 milhões de hectolitros.
Fonte: G1