A pandemia mudou radicalmente o mercado brasileiro, até mesmo entre os jovens com menos de 30 anos. Devido ao isolamento social, eles passaram a comprar mais vinho que em 2019.
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A compra de vinhos entre jovens teve alta de 38% entre abril e maio deste ano, em comparação com o mesmo período ano passado. Enquanto isso, o consumo de bebidas energéticas caiu 29%, provavelmente devido à redução de festas. Os dados foram levantados à revista Veja e realizados pela empresa de fidelidade Dotz, com 2,3 milhões de consumidores em supermercados parceiros.
Assim como em todas faixas etárias, consumidores com até 30 anos passaram a ir menos vezes ao supermercado, com uma queda de 16% na quantidade de clientes nas lojas físicas. No entanto, o gasto foi maior, com aumento de 37% no ticket médio, 18% na quantidade de itens comprado e de 16% no preço médio dos produtos comprados.
Não foi só a ingestão de bebidas que mudou no costume dos jovens durante a quarentena. As vendas de bomboniere, como balas e chicletes, caiu 28% entre abril e maio deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, enquanto itens de preparo de refeições, como azeite (+65%) e manteiga (47%), ganharam espaço em seus carrinhos.
O item mais comprado no período, entretanto, é de limpeza. As vendas de álcool dispararam 250% em relação ao mesmo período do ano passado. No início da pandemia, o item chegou a sumir das prateleiras por causa de medidas de prevenção ao coronavírus. O uso de álcool 70% para limpeza de casa, das compras e também nas mãos fazem parte dos cuidados contra o vírus.
Fonte: Veja