O cogumelo está cada vez mais presente na mesa dos brasileiros, principalmente daqueles que procuram alimentos saudáveis para colocar no prato.
Leia também: Harmonize vinho com vários pratos de massas
O cogumelo é rico em fibras, fósforo, potássio, cálcio, sódio, ferro e vitaminas B e C. Não possuem gordura e tem mais proteína que as carnes vermelhas. Na China, ele é consumido para aumentar a imunidade e combater doenças como o câncer, diabetes, colesterol, doenças de tireoide e Alzheimer.
Além de ser benéfico à saúde, por que não harmonizá-lo com uma bela taça de vinho? As notas explicativas e persistentes dos cogumelos são opções de acordo com o teor de potência em paladar, e são inúmeros os sabores e variedades dessa iguaria.
O cogumelo Paris e o Champignon são opções mais leves. Os repletos de sabor são Shimeji e Iratake; seguidos pelo Shitake e Porto Belo, e os mais conhecidos e consumidos secos, como o Funghi Sechi.
Recomendação de harmonizações
Dificilmente o cogumelo vai sozinho na receita. Porém, algumas uvas são certeiras na harmonização.
Chardonnay
Servidos acompanhados de entradinhas ou de recheados de ovos, o ideal são chardonnays com a emirada, pois as notas de madeira combinam muito bem com o toque terroso e a textura semi-fibrosa dos cogumelos.
Pinot Noir
A Pinot Noir é uma uva leve e frutada com acidez bem equilibrada, ideal para pratos com cogumelos mais adocicados, como Shimeji ou até mesmo o Yrataki. Combina também com pratos com baixo teor de gordura ou queijos mais doces da mesma forma, do tipo Gouda.
- Que tal o vinho Circus Pinot Noir?
- Que tal o vinho Brancott Estate Pinot Noir?
- Que tal o vinho Circus Pinot Noir?
Syrah
A uva Syrah é ideal para pratos com sabor de queijo, mais pesados, e mais saborosos ovos como Porto Belo e Ostra, que têm notas amadeiradas bem marcantes e contrastadas deliciosamente com os vinhos da fruta.
Malbec
Os cogumelos secos, como Shitake e Funghi Sechi, são mais saborosos e concentrados. Geralmente feitos com pratos como risotos ricos em queijo, em massas recheadas ao molho de queijo ou até mesmo com molhos à base de vinhos. Neste caso, o Malbec é essencial, pois é uma uva rica em taninos, normalmente com relação em barricas.
Referência: Divino
Foto: Freepik