O provolone é um queijo semiduro originário da Itália,é produzido com a fermentação da massa e a partir do leite de vaca. Muito consumido no Brasil, ele pode apresentar um sabor mais suave ou mais picante, dependendo da maturação. Pode ser vendido em diferentes formatos, desde o salame à pera.
Leia também: Harmonize queijo feta com vinhos
Para harmonizar vinhos com provolone é preciso cuidado. Se a bebida tiver uma acentuação de taninos mais intensa, o sabor delicioso do queijo pode perder o seu encanto. Portanto, caso goste muito de provolone ou tenha interesse em preparar uma noite de queijo e vinho, fique atento para as dicas.
Vinho Dal Pizzol Ancellotta
Conhece o vinho Dal Pizzol Ancellota? Ele é um tinto nacional, de coloração vermelho-rubi vivo, com aroma pronunciado de frutas vermelhas maduras, ameixa e mirtilo, couro envelhecido e especiarias. De paladar persistente, generoso, amplo, com bom volume de boca, encorpado e harmônico.
Além de harmonizar perfeitamente com o queijo provolone, também combina com queijos Camembert e Brie. Pode acompanhar pratos com molhos bem condimentados, carnes vermelhas e caças.
Recebeu Medalha de Prata no Vinalies 2010 Paris, na França.
Clique aqui para adquirir o seu Dal Pizzol Ancellotta
Vinho Aurora Varietal Cabernet Sauvignon
Você provavelmente já ouviu falar na vinícola brasileira Aurora, localizada em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Eles fizeram esse vinho elaborado unicamente com uvas da variedade Cabernet Sauvignon. É encorpado, de boa estrutura e com grande persistência em boca. Seu aroma é frutado e, mesmo após a passagem por carvalho francês e americano, mantém o frescor e as características varietais.
Ele harmoniza perfeitamente com queijos provolone e edam, com carnes vermelhas, risoto defunghi porcini, coq au vin e frango assado com batatas e cebolas.
Clique aqui para adquirir o seu Aurora Varietal Cabernet Sauvignon
Vinho Corbelli Montepulciano d’Abruzzo DOC
Esse vinho italiano é feito com a uva Montepulciano. Possui aromas florais de violeta e rosa e notas de especiarias podem ser sentidos pelo olfato. Em boca é um vinho robusto e com aromas que lembram alcatrão.
Além de harmonizar com provolone, combina também com os queijos Gruyère, Estepe e Parmesão. Acompanha carnes vermelhas grelhadas ou massa à bolonhesa.
Clique aqui para adquirir o seu Corbelli Montepulciano d’Abruzzo DOC
Espumante Conde de Foucauld Brut Rosé
Escolher um espumante também é possível para fazer a harmonização. O Conde de Foucauld Brut Rosé é elaborado a partir de um corte das variedades Merlot e Pinot Noir vinificadas em rosé. Elaborado pelo método Charmat, apresenta aromas frescos e frutados, coloração rosa-viva e, em boca, ótima acidez, equilibrada, e com boa persistência. É outro brasileiro de Bento Gonçalves na lista.
Esse espumante é bastante versátil, podendo realizar excelentes harmonizações com diversos pratos. Acompanha petiscos leves, frios como salames, copas, saladas compostas, pratos à base de peixes de maior consistência como o salmão e diversos tipos de queijos, como brie, mozarella, ricota, requeijão e, é claro, provolone.
Já recebeu as seguintes premiações:
- Medalha de Ouro: Effervescents du Monde – França 2016
- Medalha de Prata: Vinus – Argentina 2015
- Medalha de Bronze: Thessaloniki International Wine Competition – Grécia 2018
Clique aqui para adquirir o seu Conde de Foucauld Brut Rosé
Outras dicas
Uvas como Tempranillo, Merlot e Malbec também podem cair bem com provolone.
Foto: Fotolia