Nós já falamos sobre como os vinicultores lidam com ondas de calor e com geadas. A óbvio que a neve pode trazer riscos e preocupações para os vinhedos, mas em alguns casos bem especiais, esse clima é favorável às vinícolas.
Leia também: O que significa “colheita tardia” para os vinhos?
Os riscos da neve
As células da videira não conseguem funcionar abaixo de 10ºC, portando podem morrer ou ficar geladas demais caso a temperatura permaneça a mesma ou então caia muito abaixo de zero. As geadas que ocorrem no inverno com frequência são um risco em regiões frias, como Chablis – e decisões precisam ser feitas para prevenir o risco de congelamento, como sprinklers, aquecedores e máquinas de vento, conforme falamos mais detalhadamente nesse artigo aqui.
Na região de Ningxia, na China, as videiras são enterradas no solo para protegê-las das temperaturas extremamente baixas, que podem chegar a -35ºC. Na primavera de 2016 de Borgonha e Champagne, as regiões foram atingidas por péssimas geadas, e, em 2003, nevascas destruíram os vinhedos na região de Abruzzo, Itália.
As vantagens da neve para as vinhas
Na vinícola Gambino Vini, em Etna – onde neva uma vez por ano – eles afirmam que a neve tem suas vantagens para suas vinhas. “A neve nas plantas costuma a causar um efeito de congelamento ou de queimadura, mas também trazem benefícios ao solo”, eles contaram à Decanter.com. “Primeiramente, a neve atende a necessidade de frio da própria planta, que coleta unidades de resfriamento – o que significa uma melhor germinação e, então, uma boa safra”.
“Também traz nitrogênio da atmosfera para o solo, que derrete e a água penetra o solo.”
“Enfim, a neve previne que o solo se congele e ajuda a temperatura a permanecer em torno de 0ºC.”
Com a neve de 2016 no sul da Inglaterra, Emma Rice, chefe enóloga em Hattingley Valley, em Hampshire, informou que as vinhas permaneceram “dormentes” e que a neve não era nada para se preocupar. “Na verdade, um pouco de deve provavelmente matou qualquer infecção que estivesse por perto”. E acrescentou: “Precisaria ter ficado muito mais frio – aproximadamente dez graus negativos – e por algum tempo para que fosse um problema”.
Referência: Decanter