Para os apreciadores iniciantes, pode ser difícil perceber a diferença entre um vinho da uva Cabernet Sauvignon e um vinho Merlot. É necessário um pouco de treino em degustação para deduzir através do sabor. Abaixo estão algumas dicas de como identificar as diferenças. O ideal é abrir uma garrafa de cada vinho e analisar enquanto lê o post!
Leia também: Reconheça vinhos de acordo com sua cor
O vinho Cabernet Sauvignon tem mais taninos
Os taninos deixam o vinho mais seco, o que é fácil de perceber no paladar. É uma textura que também é encontrada ao comer alimentos como açaí e romã. O vinho da uva Cabernet Sauvignon possui alta concentração de taninos e é a sua característica mais predominante. Você pode entender com mais detalhes o que são taninos clicando aqui.
O vinho Merlot é mais leve e frutal
Diferente do Cabernet Sauvignon, o vinho Merlot deixa uma sensação um pouco mais suave e aveludada na língua, já que possui menos concentração de tanino e uma quantidade maior de álcool.
O Merlot também se diferencia pelas notas de frutas e especiarias que são encontradas no paladar, também existindo sutilezas relacionadas ao tempo de maturação.
Quando jovem, o Cabernet Sauvignon possui aroma de frutas negras, como o cassis; e vermelhas, como morango e amora. O sabor também tende a lembrar especiarias como a pimenta. Enquanto isso, os vinhos Merlot jovens possuem notas de frutas vermelhas como a cereja e a framboesa.
Tonalidade dos vinhos
As diferenças no paladar realmente podem parecer muito sutis, principalmente aos iniciantes no mundo do vinho. Talvez fique mais fácil de encontrar a diferença entre esses vinhos através da tonalidade do líquido. O vinho Cabernet possui uma cor mais avermelhada, já o Merlot tem cor mais puxada para o violeta.
Confira abaixo a comparação feita pelo site Vem da Uva: