Já percebeu se, quando bebeu vinho pela primeira vez, você gostava de um certo tipo e agora prefere outro? A Sonoma State University fez um estudo sobre se as preferências dos consumidores da bebida de Baco mudam ao longo do tempo.
Leia também: Pirulito de vinho: A nova invenção americana
A pesquisa foi realizada entre Março e Abril de 2018 e contou com 422 pessoas entrevistadas. Para elas, foram feitas apenas três simples perguntas. Confira-as junto aos resultados lendo abaixo:
1. Suas preferencias em termos de vinho mudaram desde que você começou consumir vinho?
RESULTADO: SIM 69% x 31% NÃO
Não foi encontrada nenhuma diferença relevante nas repostas se separadas por gênero ou idade. Dentre os 31% que não mudou de preferência, havia uma grande presença dos que preferiam e ainda preferem brancos meio-doces e doces.
2. Das opções abaixo, que tipo de vinho era sua preferência quando você começou a beber vinho?
• Vinhos Brancos meio-doces ou doces.
RESULTADO: ANTES 32% x 11% HOJE
• Vinhos Brancos secos.
RESULTADO: ANTES 12% x 16% HOJE
• Vinhos Rosados meio-doces ou doces.
RESULTADO: ANTES 22% x 8% HOJE
• Vinhos Rosados secos.
RESULTADO: ANTES 5% x 4% HOJE
• Vinhos Tintos meio-doces ou doces.
RESULTADO: ANTES 14% x 24% HOJE
• Vinhos Tintos secos.
RESULTADO: ANTES 14% x 37% HOJE
3. Das opções abaixo (as mesmas da pergunta anterior) que tipo de vinho é sua preferência hoje em dia?
RESULTADO:A primeira pergunta teve o seguinte placar:
SIM 69% x 31% NÃO
Em conclusão, o resultado mostra que a tendência é começar com os vinhos mais doces e evoluir para os mais secos, especialmente os tinto e brancos.
A categoria predileta para se iniciar é de vinhos brancos meio-doces ou doces, e a que há a maior migração com o tempo é a de tintos secos. A surpresa da pesquisa estaria na categoria dos tintos meio-doces ou doces, que mostrou crescimento ao longo do tempo. Isso significa que este número pode se dever a crescente produção de tintos meio-doces no mercado norte-americano, região onde foi feito o estudo.
De qualquer forma, a pesquisa deve se enquadrar ao consumidor brasileiro também, já que o ser humano no geral evolui e também muda de preferências de alimentos ao longo da vida. Também há o fato de que os enófilos, as pessoas que possuem mais interesse no mundo dos vinhos, tenham tendência de experimentar mais rótulos, o que faz com que o paladar se acostume com novos e diferentes sabores.
Referência: Veja