Em 2018, o estado Rio Grande do Sul será sede de uma feira latino-americana de vinhos. O evento foi confirmado na quinta-feira, 23, em reunião no Palácio Piratini entre o governador José Ivo Sartori e o diretor-geral da empresa italiana Veronafiere, Giovanni Mantovani. Feira deve ser realizada em Bento Gonçalves.
“Neste ano, uma comitiva nossa visitou a sede da empresa Veronafiere, em Verona, para confirmar o interesse em realizar um grande evento para divulgar os vinhos brasileiros e, em especial, os gaúchos, no mercado mundial. Tenho certeza de que vai alavancar o setor”, explicou o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Evandro Fontana.
Com mais de 100 anos de experiência, a Veronafiere é uma das maiores empresas da Europa em organização de feiras. Anualmente, promove a Vinitaly, na Itália, considerada uma das principais feiras vinícolas do mundo.
O diretor-geral Giovanni Mantovani afirmou que escolheram Bento Gonçalves por produzirem vinho, possuírem infraestrutura para turistas e também um bom espaço para organizar um grande evento. Hoje, segundo o Ibravin, o RS produz 90% de todos os vinhos e espumantes do Brasil, sendo a Serra Gaúcha o grande polo do setor.
Fonte: Jornal do Comércio