Ovo e vinho pode parecer uma combinação muito esquisita e, para alguns, pode até mesmo soar nojenta. No entanto, não se assuste! Existe uma boa explicação para isso.
Leia também: Vinhos são veganos?
Algumas bebidas rotuladas como “naturais”, “integrais” etc., costumam alertar que podem apresentar uma “sedimentação”. Isso ocorre porque muitas não passam por processo de filtragem, clarificação ou afinamento. A maioria dos vinhos comerciais, contudo, tende a receber algum tipo de tratamento para remover materiais indesejados, que podem afetar a cor, aroma e sabor.
No final do processo de fermentação, o vinho normalmente apresenta moléculas, que incluem taninos, fenólicos e polissacarídeos, em suspensão. Alguns produtores costumam removê-las, mas outros preferem não fazer isso. E para tirá-las, geralmente se usa um agente que combina essas moléculas para que possam ser filtradas.
É aí que entra o ovo. Existem vários agentes que servem para isso, como as claras dos ovos, caseína de leite, gelatina, ictiocola, bentonita e carbono. As claras de ovo, por exemplo, são despejadas no tanque ou na barrica de vinho diretamente, misturadas e depois deixadas descansando por algum tempo até estabilizarem e decantarem. O material decantado é retirado posteriormente, antes de o vinho ir para a garrafa.
O uso de claras de ovo está presente há séculos na vitivinicultura e são ideais para remover “partículas verdes” ou taninos, tornando a bebida mais redonda e macia em textura. Dependendo do tamanho do ovo, são necessárias três e oito claras para afinar uma barrica de 225 litros de vinho tinto.
Vinhos não eram veganos?
Boa parte dos agentes tradicionalmente usados no processo de clarificação do vinho são derivados de animais, portanto, isso faz com que vinhos em geral não sejam considerados veganos. Porém, nos últimos anos, produtores estão cada vez mais pesquisando agentes vegetais para utilizar nesse processo e alguns já fazem isso.
Atualmente, as vinícolas que não usam compostos de fonte animal na produção de seus vinhos costumam estampar no rótulo a expressão “vegan friendly”. Entretanto, não são todas que fazem isso. Para verificar se um vinho é vegano, a sugestão é dar uma pesquisada primeiramente na internet, ou então questionar o vendedor sobre isso.