Os vinhos rosé viraram tendência nesse verão nos Estados Unidos – e essa moda deve vir para cá na próxima temporada. Segundo estimativas da consultoria Nielsen, o volume de vendas globais do vinho rosé (espumante e convencional) teve uma expansão de 57% nos últimos 12 meses, bem mais do que a alta de 2% registrada pelo mercado de vinhos em geral.
O marketing da bebida é direcionado à nova geração, os millenials. Chegam até a ser vendidos em formatos inovadores, como em latas ou em caixas, ideais para compartilhar com amigos durante o churrasco de domingo. Kevin Mehra, presidente da 90+Cellars, afirma que a popularidade dos rosados é graças a seu estilo desprentecioso: “O rosé não é elitista. Nós bebemos rosé como uma Bud Light (cerveja típica dos EUA)”.
As marcas mais famosas também estão se juntando à tendência. Depois da venda de rosés ter crescido cinco vezes mais do que sua média geral de vinhos, a Moët incrementou sua lista com mais dois rótulos de rosé tipo seco, Cape Mentelle da Australia e Smoke Tree de Sonoma.
Entretanto, a fatia de mercado dos rosés, no total das bebidas, ainda é pequena. Enquanto as cervejas movimentam US$ 37 bilhões por ano, o negócio dos rosés representa apenas 1% disso. Mesmo os vinhos tinto e branco têm volumes muito maiores de vendas — US$ 5,8 bilhões e US$ 7,1 bilhões, respectivamente.
Fonte: O Globo