Um estudo sobre vinho foi apresentado na Conferência de Epidemiologia, Prevenção, Estilo de Vida e Saúde Cardiometabólica, da Associação Americana do Coração (American Heart Association), realizada entre 1º e 4 de março, em Chicago (EUA). Ele revelou que ingerir uma taça de vinho com a refeição pode favorecer a saúde.
Leia também: Beber espumante ajuda a melhorar a memória
“Beber quantidades moderadas de vinho junto com as refeições pode prevenir diabetes tipo 2 se você não tiver outra condição de saúde que possa ser afetada negativamente pelo consumo moderado de álcool e se for aprovado por seu médico”, diz o pesquisador Hao Ma, da Universidade de Tulane (EUA), um dos autores do estudo, citado pelo portal americano Yahoo! Life.
Para o estudo, os pesquisadores avaliaram dados de 312.000 voluntários britânicos que ingeriam vinho regularmente. Durante o período de análise de 10 anos, 8.600 participantes desenvolveram diabetes tipo 2. Com base nas descobertas, o estudo revela que aqueles que tomavam de uma a duas taças de vinho tinto junto das refeições tinham 14% menos chances de desenvolver diabetes.
O efeito benéfico da bebida pode estar relacionado a substâncias benéficas como o resveratrol, que é um tipo de antioxidante.
“Os efeitos do consumo de álcool na saúde foram descritos como uma faca de dois gumes, por sua aparente capacidade de ser prejudicial ou útil, dependendo de como é consumido. Estudos anteriores se concentraram em quanto as pessoas bebem e tiveram resultados mistos. Poucos estudos se concentraram em outros detalhes de consumo, como o momento da ingestão de álcool”, explica Hao Ma.
Aqueles que bebiam vinho moderadamente, uma taça para mulheres ou duas para homens todos os dias, junto de uma refeição, tendiam a receber mais benefícios. “Os ensaios clínicos também mostraram que o consumo moderado de álcool pode trazer alguns benefícios à saúde, inclusive no metabolismo da glicose. No entanto, ainda não está claro se os benefícios do metabolismo da glicose se traduzem em uma redução do diabetes tipo 2. Em nosso estudo, procuramos determinar se a associação entre a ingestão de álcool e o risco de diabetes tipo 2 pode diferir pelo momento da ingestão de álcool junto às refeições”, afirma o pesquisador da Universidade de Tulane.
Mais pesquisas são necessárias para confirmar o verdadeiro benefício na relação entre a ingestão de vinho e a redução no risco de aparecimento do diabetes.
“Esses dados sugerem que não é o álcool associado às refeições, mas outros ingredientes do vinho, talvez antioxidantes, que podem ser o fator de redução potencial do diabetes tipo 2”, comenta o pesquisador Robert Eckel, da Universidade do Colorado (EUA), também citado pelo Yahoo! Life.
Sendo assim, a pesquisa mostra possíveis vantagens do consumo moderado do vinho em relação a prevenção da diabetes, mas não chega a comprová-la. Relembramos que a ingestão de vinho deve ser aprovada pelo seu médico antes de você incluí-lo no seu dia a dia para obter benefícios.