Houve um aumento no consumo de vinho no Brasil, porém, o vinho nacional ainda enfrenta um desafio de reputação com o consumidor. É o que diz Felipe Gualtaroça, presidente da Ideal Consulting, que acompanha de perto o mercado do País. “Ainda há uma certa associação ao vinho de garrafão, mas aos poucos o preconceito está diminuindo”, diz o consultor. “Isso já não acontece mais com o espumante brasileiro, que já é considerado tão bom ou até melhor do que o internacional.”
Leia também: Vinícola Aurora recebe certificação internacional por redução de CO2
Segundo o texto publicado pela Dinheiro Rural, apesar do recente crescimento, ainda há uma carência de informação sobre vinhos – o consumo per capita de 2,13 litros por habitante ao ano ainda é bastante baixo diante de mercados mais maduros. Na maior parte da Europa, por exemplo, o consumo está acima dos 20 litros anuais por pessoa, passando de 30 em várias nações, incluindo Itália e Suíça. Na América Latina, nações como o Uruguai e a Argentina estão cima dos 10 litros.
O Brasil conta com cerca de 150 vinícolas produzindo vinhos finos e algo em torno de 1.000 vinícolas dedicadas à produção de vinhos de mesa ou artesanais, segundo informa a Wines of Brazil.
Em 2016, a Adega publicou um texto sobre como o Brasil tem potencial para produzir vinhos excepcionais e competitivos. Sergio Inglez De Sousa escreve que a “geografia vinícola brasileira conta com excelentes climas que vêm sendo revelados através da qualidade efetiva de seus vinhos”.
A viticultura brasileira merece muito mais reconhecimento. Aqui nós temos diversos vinhos premiados, não apenas os espumantes.
O Villa Francioni Rosé, por exemplo, conquistou o prêmio de Melhor Rosé do país em 2019 e o vinho Miolo Single Vineyard Touriga Nacional 2017 recebeu medalha de ouro em Portugal. São diversas vinícolas de grandes nomes, como a Miolo, Casa Valduga, Casa Perini, Salton, Don Guerino, Luiz Argenta, Terranova, etc.
Os brasileiros precisam experimentar os vinhos da própria terra e valorizá-los. Apesar do enoturismo internacional serem bonitos e interessantes de visitar, nós temos opções bem aqui do nosso lado que também valem a pena dar uma olhada e degustada. Para incentivar o enoturismo nacional, há algum tempo nós criamos uma coluna chamada Destinos Brasileiros, que você pode checar o local mais perto de você para visitar.
Portanto, deixe de preconceito e fique de olho em rótulos de vinícolas locais, afinal o Brasil também faz vinhos deliciosos.
Referência: Dinheiro Rural, Huffpost, Adega