O vinho do Porto é uma bebida tradicional de Portugal, produzido exclusivamente a partir de uvas provenientes da Região Demarcada do Douro. É um vinho natural e fortificado, com teor alcoólico mais elevado (entre 19 e 22%). Ele passa por um processo de fermentação incompleta e uma adição de um aguardente especial, que torna seu sabor mais adocicado e forte.
Leia também: Como posso usar vinho em receitas?
O que algumas pessoas não sabem que é existem tipos diferentes de vinho do Porto. Conheça-os:
1. Vinho do Porto Ruby
O Vinho do Porto Ruby tem sabor mais intenso e doce, característico das uvas utilizadas em sua produção. Além da cor vermelha escura (que dá o nome Ruby), esse é um vinho envelhecido em barris por dois ou três anos.
Experimente o Vinho do Porto Kopke Fine Ruby!
2. Vinho do Porto Tawny
O Tawny é feito com o mesmo tipo de uva que o Vinho do Porto Ruby, mas passa por um período de envelhecimento maior. Depois do envelhecimento tradicional, o Tawny é transferido para tonéis menores para permitir ainda mais contato com madeira e ar. Por isso, o vinho fica com um tom vermelho mais claro e seu aroma e sabor tem mais características do carvalho.
Existem também os Tawnys envelhecidos, que passam de 10 a 40 anos envelhecendo em tonéis.
Que tal experimentar o Porto Messias Tawny?
3. Vinho do Porto Branco
O Vinho do Porto Branco é feito com uvas brancas invés de tintas e é uma bebida bastante frutada e jovem. São brevemente envelhecidos em tanques e engarrafados para comercialização. Alguns mais valorizados passam por barricas de carvalho e podem se dividir em dois tipos: o Lágrima (que é doce), o meio seco e o seco.
4. Vinho do Porto Reserva
O Reserva é produzido com uma safra selecionada e de grande qualidade, podendo ser do tipo tinto ou branco. O processo de envelhecimento da bebida varia, mas precisa ser maior do que sete anos em barril.
5. Vinho do Porto Vintage
O tipo mais nobre de Vinho do Porto é o vintage. É um vinho especial, produzido a partir de safras de altíssima qualidade, nos melhores anos e pelas melhores vinícolas. Costumam a passar por dois anos em barril, e depois outro período de envelhecimento na garrafa – esta sendo sua principal característica.
O Vinho do Porto Vintage é intenso, com muito tanino, aromas florais e frutados.
Que tal experimentar o Porto Messias 10 anos?
Foto: Garrafeira S. Pedro