A pandemia continua transformando os hábitos do vinho rapidamente. Enquanto a quantidade de consumidores cresce, novas formas de beber a bebida de Baco tornam-se mais populares.
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Em 2021 nós registramos mais de cinco notícias relacionadas ao crescimento do consumo de vinho durante o período da pandemia, mesmo sendo o segundo ano marcado pela COVID-19. Embora os resultados do ano passado ainda não terem saído, os sinais são de que 2021 deve ter repetido o mesmo bom desempenho: em 2020, o mercado de vinhos teve um faturamento histórico de R$ 19,8 bilhões, segundo dados da consultoria Ideal BI.
Os novos consumidores
O hábito de tomar vinho não está mais centrado à tradição, ostentação, adultos mais velhos e à jantares requintados. Os novos consumidores da bebida são jovens e pessoas em geral que não veem problema em experimentar o vinho em diferentes formatos e tecnologias.
Esse tipo de público costuma não ter um poder de compra muito elevado, buscando vinhos com propostas de bom custo-benefício. Em ocasiões especiais, preferem optar por vinhos com uvas ou processo atípicos, invés de com mais qualidade. Já que os produtores tendem a querer agradar esse público, poderemos encontrar mais vinhos jovens, frutados e até mesmo lacrados com tampa de rosca.
As vinícolas já estão buscando se adaptar e a inovar para agradar esses novos consumidores.
Vinho em lata e bag-in-box
Não tem como falar de inovação sem citar os vinhos em lata e os bag-in-box que, apesar de estarem disponíveis no mercado há algum tempo, tiveram crescimento em seus consumos.
Vinhos em lata não são muito complexos e são feitos para serem consumidos na hora. É uma grande tendência nos Estados Unidos e agora se expande para o mercado brasileiro, que a recebe de braços abertos. Ao contrário dos engarrafados, o valor é bem mais baixo e permite uma degustação sem comprometimento, o que atrai um público de curiosos.
Já o Bag-in-box é um estilo diferente de servir vinho: a bebida fica dentro de uma caixa com uma torneirinha, por onde ele sai. O melhor do Bag-in-box é o consumo consciente: esse tipo de embalagem faz o vinho durar mais. Quando abrimos uma garrafa, inicia-se o processo de oxidação do vinho, cuja qualidade vai decaindo aos poucos. Porém, isso não acontece quando você o consome da caixa.
Ambos formatos são ideais para festas e outros tipos de encontros, para quando você é a única pessoa em casa que bebe vinho e para quem não se importa com a tradição de abrir uma garrafa de rolha.
Esse tipo de consumo encaixa perfeitamente nos novos consumidores, além de não afastar os que já são fãs da bebida.
Vinhos sustentáveis
Outra tendência para 2022 são os vinhos sustentáveis. A Wine Intelligence, líder global de pesquisas sobre vinho, analisou o impacto nas prioridades dos consumidores durante a pandemia e as pessoas em geral mostraram-se mais preocupadas com a sustentabilidade.
O que isso significa? Basicamente que as pessoas estão procurando produtos locais e de vinícolas que se preocupam com o meio ambiente. Sendo assim, podemos considerar que é uma tendência comprar mais vinhos de produtoras brasileiras, principalmente as localizadas em locais mais próximos dos consumidores.
Inclusive, um levantamento mostrou que as pessoas estão dando notas mais altas para vinhos orgânicos. A mudança na mentalidade de produtores e consumidores está elevando o mercado de vinhos ecológicos. Segundo a consultoria IWSR, os vinhos biodinâmicos e orgânicos devem ter um salto nas vendas de 43% entre 2020 e 2024.
Estão animados para as novidades de vinho que teremos em 2022?
Foto: BevAlc