Um estudo feito em Taiwan, pela Universidade de Medicina da China, revelou que os taninos encontrados no vinho podem efetivamente inibir as duas enzimas-chave do vírus que causa a Covid-19.
Leia também: É seguro brindar com taças de espumante na pandemia?
Essa informação foi divulgada durante a semana pela TVBS, rede de televisão de Taiwan. O objetivo da pesquisa era identificar compostos naturais que possam ter um efeito sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), um tipo de pneumonia grave que pode levar à morte.
O ácido tânico, substância da classe dos taninos que já havia sido comprovada eficaz contra a SARS em 2003, foi um dos candidatos. Os taninos são compostos antioxidantes e têm efeitos anti-inflamatórios, características ideais que o estudo buscava.
Durante o estudo, o tanino – substância orgânica que atua como mecanismo de defesa contra pragas e predadores – mostrou uma capacidade inibitória forte sobre o vírus que causa a Covid-19.
De acordo com o presidente da Universidade de Medicina da China, que lidera a pesquisa, Mien-Chie Hung, os taninos podem prevenir a infecção e controlar o crescimento dos vírus.
A pesquisa usou dois alimentos ricos em taninos: a uva e o sorgo (também conhecido como milho-zaburro, um cereal muito usado na Ásia, na África e América Central). Dele também é feito uma bebida alcoólica chamada baijiu. No entanto, o vinho e o baijiu não foram estudados na pesquisa.
Mas Mien-Chie Hung, presidente da China Medical University, ainda deixou uma esperança. Respondendo sobre a eficácia das bebidas contra o Covid-19 ele disse:
“A uva e o sorgo têm um conteúdo de tanino relativamente alto. Na verdade, estamos fazendo pesquisas nessa área. Esperamos que, em um futuro próximo, possamos decidir se o vinho ou o baijiu são mais potentes em taninos. ”
Os taninos podem ser encontrados em nozes, amêndoas, chocolate amargo, cravo, canela, açaí, romã, feijão-azuki, entre outros alimentos. No vinho, existe uma alta concentração.
Mien-Chie Hung acredita que o consumo de alimentos e bebidas com taninos também é uma forma de aumentar a imunidade ao vírus que causa a Covid-19.
Referências: Adega, Diário do Nordeste