Que tal fazer esse risoto bem fácil e leve, que inova no almoço e no jantar e é a maior delícia? É claro que o vinho branco na receita também não pode faltar. Confira todos detalhes!
Leia também: Carne de panela com um toque de Cabernet
Antes de começar a cozinhar, considere que o vinho ideal para fazer o risoto é um branco do tipo seco.
Risoto de limão-siciliano ao vinho branco
Ingredientes
- 2 xícaras de arroz italiano arbório ou carnaroli
- 2 colheres (sopa) de manteiga para refogar + 1 colher (sopa) para finalizar o prato
- Suco e raspas de um limão-siciliano
- 1 cebola pequena cortada em cubos pequenos
- 1 xícara de vinho branco seco
- 800 ml de caldo vegetal
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Como fazer
Coloque a manteiga e o suco do limão na panela ainda fria. Acenda o fogo e deixe derreter. Acrescente a cebola e refogue até amolecer. Junte o arroz e mexa por um minuto a um minuto e meio. Acrescente o vinho e deixe evaporar, mexendo.
Assim que o vinho evaporar, ponha duas ou três conchas de caldo e mexa bem. Quando o líquido estiver bem reduzido (sem deixar secar), ponha mais uma concha. O caldo deve ser mantido em fogo baixo, para ser usado quente. Coloque uma concha por vez, dê uma mexida e espere (não precisa ficar mexendo o tempo todo, mas também não abandone a panela) o líquido reduzir. Vá repetindo o processo até o arroz estar no ponto – cerca de vinte minutos. Nos cinco minutos finais, mexa constantemente para não grudar.
Quando o arroz estiver pronto, desligue o fogo e só então tempere com sal, pimenta e as raspas de limão. Coloque a manteiga, mexa bem, tampe a panela e deixe por cinco minutos antes de servir.
Fonte: Estadão
Foto: Alex Silva/Estadão