As vezes você quer beber somente uma taça ou duas de vinho e não tem certeza se vale a pena abrir a garrafa para saciar seu desejo. Se decidir abrir o vinho, o que fazer com o restante da bebida? Esse dilema é muito comum entre os enófilos que abrem uma garrafa de vinho e pretendem continuar bebendo, mas não no mesmo dia. Seguindo esse pensamento, quanto tempo pode durar um vinho já aberto?
Leia também: Como preparar uma noite de queijo e vinho?
O maior inimigo da garrafa aberta de vinho é o oxigênio. A oxidação por tempo prolongado torna a bebida intragável. Porém, esse tempo pode variar bastante dependendo do vinho e também de como a garrafa foi conservada.
Vinhos tintos
Os vinhos tintos podem suportar bem de três a cinco dias tampados na geladeira. Eles devem ficar na vertical, pois dessa forma o contato do oxigênio com o líquido diminui. Quanto mais ácido e tânico o vinho for, mais tempo ele tende a aguentar.
É importante lembrar que, apesar do vinho ainda estar bebível, ele certamente vai estar com sabor e aroma diferentes em relação ao primeiro dia. Os mais delicados degradarão mais rapidamente, enquanto os mais robustos podem ficar até mais agradáveis no dia seguinte.
Vinhos brancos
Devido à alta acidez dos vinhos brancos, acredita-se que possam suportar mais tempo que os tintos, de cinco dias a até uma semana armazenados dentro da geladeira.
Espumantes
Apesar da acidez alta dos espumantes, eles perdem gás carbônico rapidamente (como um refrigerante) e, portanto, suportam menos tempo na geladeira. Apenas um ou dois dias para eles, mesmo quando mantidos com uma rolha especial para manter o gás na garrafa.
Quais vinhos duram mais?
Os vinhos que mais suportam a ação do oxigênio são os fortificados, como:
- Porto;
- Jerez;
- Madeira;
- entre outros.
Como minimizar a oxidação?
Há alguns truques para manter o frescor e aumentar a “longevidade” da garrafa aberta.
- Mantenha a garrafa na vertical para minimizar a área de atuação do oxigênio;
- Coloque o vinho em um recipiente menor (como em uma garrafa baby/mini). Dessa forma, há menos área para oxidação;
- Evite alterações bruscas de temperatura e exposição solar;
- Use equipamentos que retiram o ar (bombas a vácuo, por exemplo) ou que criam uma barreira entre o oxigênio e o vinho (sprays de argônio e outros gases inertes, por exemplo).
A utilização de bombas a vácuo e gases inertes são úteis, pois além de aumentar a longevidade do vinho (que pode durar mais de uma semana estocado aberto), como principalmente mantém melhor o frescor da bebida – o mais parecido possível.
Estes são os melhores meios para conservar uma garrafa aberta, portanto, vale a pena investir neles! Além disso, caso não pretenda consumir o restante do vinho, você pode congelar e usa em suas preparações na cozinha.
Referência: Adega