Que queijo combina com vinho, todo mundo já sabe. Preparar uma tábua com queijos para degustar com vinho é uma maneira elegante de fazer reunião com amigos, familiares ou companheiro. Em clima frio, é melhor ainda! Para que a sua noite de queijo e vinho seja bem planejada, selecionamos algumas dicas para você seguir e para que nada dê errado!
Leia também: 10 dicas para virar um expert em harmonização
A quantidade certa de queijo e vinho
Independentemente do que você for fazer em casa, é necessário ter comida e bebida suficiente para todos convidados. Nesse tipo de encontro, é normal servir além de queijo e vinho, pães, patês, frios e até mesmo frutas.
Calcule a quantidade por pessoa com 250g de queijo, 150g de pães e 1 garrafa de vinho a cada duas pessoas, no mínimo. Se sobrar, não tem problema. Você pode conservar o vinho e o queijo restante e fazer alguma receita deliciosa dia seguinte.
Quais queijos e vinhos servir?
Já que a noite é de queijo e vinho, é comum servir entre 4 a 6 tipos diferentes do laticínio. Existem vários tipos de queijos: os frescos, curados, cremosos, macios, semiduros, duros e queijos azuis. Para cada uma dessas categorias, requer um tipo diferente de vinho para uma boa harmonização.
Abaixo, segue alguns tipos de queijos que você pode escolher:
- Queijos azuis: Gorgonzola, Roquefort
- Queijos curados duros: Parmesão, Ementhal, Grana Padano, Gruyère (tipo suíço)
- Queijos curados semiduros: Canastra meia-cura, Gouda, Reino
- Queijos frescos: Minas, Ricota, Feta Cottage
- Queijos curados cremosos: Brie, Camembert
E agora, algumas sugestões sobre os vinhos para harmonizar:
- Gorgonzola harmoniza com… vinhos doces. Sugestão: vinho do Porto Kopke Fine Tawny.
- Parmesão harmoniza com… vinhos tintos estruturados com pouco tanino, brancos, espumantes e rosés encorpados. Sugestão: champagne Veuve Clicquot Brut.
- Canastra meia-cura harmoniza com… vinhos brancos, espumantes de médio corpo e tintos com pouco tanino. Sugestão: espumante Adolfo Lona Brut Rosé.
- Feta harmoniza com… vinhos brancos, tintos suaves ou espumantes brut. Sugestão:
- Casa Valduga Origem Chardonnay.
- Brie harmoniza com… vinho branco, espumantes de médio corpo ou tintos com pouco tanino. Sugestão: vinho Punto Final Estate Grown Cabernet Sauvignon.
Os outros acompanhamentos
Caso for implementar a tábua com outros acompanhamentos, escolha sabiamente. Para os pães, prefira os que não possuem temperos, como baguette, pão italiano, pão preto ou pão integral. Se for acrescentar patês, escolha dois ou três sabores, como tomate seco, frango, peito de peru, azeitona, atum e milho. Se escolher colocar frutas, prefira as da estação e que sejam menos ácidas.
Se essas opções não forem de seu gosto, você ainda pode selecionar salaminhos, presunto Parma, lombinho canadense e salame italiano para complementar o seu jantar.
Foto: London on the Inside