Uma pesquisa realizada com 2.000 americanos (maiores de 21 anos) analisou as diferenças nos traços de personalidade entre as pessoas que bebem vinho tinto e as que preferem o branco. Foram observados perfis, gostos e conhecimentos diferentes.
Leia também: Drink especial de vinho tinto super fácil
Os resultados revelaram que os fãs de vinho branco são os mais propensos a dormir tarde, serem extrovertidos e costumam ser os que escutam mais música punk.
Eles se identificam como pessoas curiosas, sarcásticas e perfeccionistas; diferente dos bebedores de tinto, que são aventureiros, humildes e organizados.
Os que preferem vinho tinto também mostraram ser mais propensos a serem madrugadores, fãs de jazz e considerarem-se aficionados por vinho. Foi identificado até mesmo que são eles os fãs da série da HBO Game of Thrones, que consideram-se introvertidos e que curtem viajar.
Além de observar as diferenças de personalidade, a pesquisa também analisou o conhecimento de cada grupo em relação ao consumo de vinho.
O estudo descobriu que os consumidores de vinho tinto tinham o conhecimento necessário para sustentar sua alegação de aficionados por vinho – eles sabiam como segurar corretamente um copo de vinho (73% versus 65%), sabiam o que são “taninos” (53% versus 45%) e sabiam quanto tempo leva para o vinho oxidar (64% versus 54%).
Eles também são mais propensos a considerar um ponto negativo se um interesse amoroso não estiver bem informado sobre vinho (46% contra 40%) e estão mais dispostos a gastar um pouco mais com vinho (média de 40 dólares) por garrafa.
O entrevistado médio, em qualquer grupo, bebe quatro copos de vinho por semana, e o local preferido para beber – independentemente da preferência do vinho – é a própria casa (72%). Mas 62% vão deixar de beber um copo de vinho depois do trabalho ou no jantar, porque não querem abrir uma nova garrafa.
Além de beber no conforto de sua própria casa, a pesquisa constatou que 49% dos entrevistados gostam de beber vinho em eventos ou reuniões, enquanto 43% preferem beber em um bar.
E, quando estão em um evento, 75% vão beber o que todo mundo está bebendo, mesmo que prefiram outra coisa. Depois de realizar um evento, as pessoas admitem jogar fora uma média de três garrafas parcialmente cheias de vinho.
O estudo, sendo assim, separou algumas descrições interligando-as com a preferência da cada tipo de vinho. Confira abaixo.
Pessoas que preferem vinho são mais propensas a:
- Ser um aficionado por vinho;
- Ser um madrugador;
- Ser introvertido;
- Preferir cães a gatos;
- Ser fã de jazz;
- Descreva-se como aventureiro, humilde e organizado; e
- Gastar um pouco mais por garrafa (40 dólares).
Pessoas que preferem vinho branco são mais propensas a:
- Dormir tarde;
- Ser extrovertido;
- Preferir gatos a cães;
- Ouvir música punk;
- Identificar-se como curioso, sarcástico e perfeccionista; e
- Gastar um pouco menos por garrafa (37 dólares).
E aí, essa pesquisa foi coerente de acordo com sua personalidade? Conta pra gente nos comentários!
Créditos da foto: Nicky Lloyd