Portugal é o país do mundo que consome mais vinho per capita e o consumo tem aumentado, revelou esta sexta-feira o subdiretor-geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).
Leia também: Tirei um vinho da geladeira, posso colocá-lo de volta?
Em Portugal, os destilados são “muito pouco consumidos”, representando cerca de 10%, enquanto o vinho totaliza 60% e o restante é consumo de cerveja.
Manuel Cardoso disse que até 2015 Portugal ia tendo “alguns ganhos em saúde e alguns ganhos em relação aos consumos”, mas nos últimos anos “isso parece não ter acontecido”. “Portugal é dos países com o consumo per capita de álcool mais elevado em termos mundiais”, elucidou, adiantando que o consumo médio de litros de álcool puro por habitante tinha vindo a baixar ligeiramente, tendo atingido em 2015 os 11,9, valor que subiu para 12,1 em 2019.
Aumento de consumo pelas mulheres
Manuel Cardoso revelou que, segundo o inquérito à população geral, em 2012, 60% dos portugueses tinham consumido álcool, valor que aumentou para 61,5% em 2022.
O subdiretor geral aludiu ainda a um estudo que vai ser apresentado em Junho, que revela um aumento de consumo, em particular nas mulheres e nos grupos etários mais elevados.