Sempre vemos notícias por aí discutindo se o vinho é benéfico contra doenças. Considerando o consumo moderado da bebida, é confirmado que o vinho é a bebida alcoólica mais saudável que tem, comparado com as outras.
Leia também: Vinho e chocolate podem ser reforço à saúde
O que o vinho tem de especial são as uvas. Os polifenois, componentes encontrados na casca e na semente da uva, oferecem ação antibiótica e efeito antioxidante, previnindo a formação de placas de gordura nas artérias, o que reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL) no organismo.
Seguindo essa informação, os vinhos tintos são mais benéficos que os vinhos brancos, pois possui cerca de dez vezes mais polifenois do que o outro tipo. “Os polifenois são potentes substâncias neuroprotetoras, evitando o envelhecimento das células cerebrais”, afirma a nutricionista Julia Vasconcellos, que sugere uma taça por dia para fortalecer o sistema cardiovascular – ou então suco integral, que também pode trazer benefícios.
Especialistas dizem que o consumo moderado de vinho protege as mulheres contra a osteoporose, reduz riscos de demências, favorece o sistema cardiovascular, o resveratrol presente no tinto incrementa o desempenho físico.
Fonte: Uol Notícias