Harmonizar é uma palavra comum de escutar quando você se interessa por vinhos. Significa estar ou colocar em harmonia, em concordância. Pode significar a harmonia entre diferentes opiniões ou, em caso de vinhos, combinar um prato ou um alimento com a bebida.
Leia também: Receita de frango ao vinho tinto
Harmonizar, no entanto, está além de uma combinação. Tem o objetivo de ser uma adição à refeição, causando um sabor a mais para a comida e para a bebida. Um sabor complementa o outro, que espera-se ser capturado pelo paladar e não sumir de sua memória.
A harmonização também pode ser de acordo com o momento, com a celebração, seja por uma amizade, um relacionamento, uma promoção no emprego, um ano novo… Pode ser na praia, em casa, na beira da piscina.
Em suma, harmonizar é a arte de combinar, testando e ligando os sabores dos alimentos com as características do vinho, buscando uma parceria ideal para criar uma experiência incrível que agrade os sentidos.
Para cada prato ou alimento, existe um vinho que é um excelente acompanhamento. Confira algumas dicas básicas para harmonizar abaixo.
- Vinho Tinto – Carnes de variados tipos
- Vinho Branco – Peixes e frutos do mar
- Vinho Rosé – Frango e massas
- Espumante – Queijos de massa branca (como Brie e o Camembert), peixes defumados, carne de porco, aves assadas, entradas e aperitivos
- Vinho do Porto – Frutas secas, bolos, queijos azuis e sobremesas
Caso queira mais dicas, confira outros artigos na sessão de harmonização.